A árvore de Ipê que estava em uma praça do bairro foi derrubada a machadadas.

Ao invés de receber os cuidados necessários, a praça principal do bairro Céu Azul sofreu uma agressão nessa quarta-feira (03). Uma árvore de Ipê foi derrubada a machadadas. A Polícia Militar foi acionada e o caso poderá chegar ao Ministério Público.

A denúncia foi feita por moradores revoltados com o corte. O pé de Ipê já estava grande com cerca de 4 metros de altura. O plantio havia sido feito pelos próprios moradores, que vinham cuidando da planta. Eles mal sabiam que depois de adulta, a árvore seria cortada.

Apenas uma parte do tronco permaneceu no lugar. Os galhos da planta foram jogados no centro da praça. Os moradores não souberam informar o motivo que levaria uma pessoa a cortar a árvore. O Ipê ficava próximo a um ponto de ônibus oferecendo sombra e sem atrapalhar.

O caso foi denunciado à Polícia Militar de Meio Ambiente. O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente também vai analisar o caso. O Ipê é a árvore símbolo do cerrado e espécie protegida por lei. O corte desse tipo de árvore só pode ocorrer com autorização de órgão competente.

Nesta manhã fiscais da Prefeitura estiveram no local e notificaram as pessoas que teriam cortado a árvore. Eles também podem ter que responder por crime ambiental.

Autor: Maurício Rocha