O animal está doente e mal consegue ficar de pé.

Moradores da região de Santana de Patos acionaram o Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira (08) para capturar um Lobo Guará. Foi o segundo animal desta espécie encontrado no município em um intervalo de apenas 10 dias. Ao contrário do primeiro lobo que foi solto, este será encaminhado para o Centro de Controle de Zoonoses.

Segundo o sargento Caixeta, uma moradora da Fazenda Santo Antônio, que fica entre os distritos de Santana de Patos e Brejo Bonito, acionou o Corpo de Bombeiros informando que havia um lobo guará adulto bastante agressivo no local. O animal foi localizado debaixo de um caminhão, mas não apresentava tanto risco.

De acordo com o sargento Caixeta, o lobo guará está cego de um olho devido a um ferimento.  O animal também está doente e mal consegue ficar de pé. Por este motivo, antes de ser solto em um local seguro, o lobo será levado para o Centro de Controle de Zoonoses para receber cuidados médicos.

O lobo guará é o maior carnídeo da América do Sul e pode chegar a 1,20m de comprimento, 70 centímetros de altura e 25 quilos. O animal se alimenta de aves e roedores e é bastante tranquilo, mas ataca ao se sentir ameaçado. O lobo guará faz parte da fauna silvestre e está ameaçado de extinção.

Este foi o segundo lobo guará capturado em Patos de Minas em apenas 10 dias. O aparecimento cada vez mais constante de animais silvestres é fruto do desmatamento, que reduz o habitat dessas espécies. Ao se deparar com um animal silvestre a orientação é para que a pessoa mantenha o animal em seu campo de visão e acione o Corpo de Bombeiros.

Autor: Maurício Rocha