Um vazamento no botijão de um restaurante na Rua Major Gote em Patos de Minas causou um princípio de incêndio

O botijão de gás está presente em quase todas as residências brasileiras. Além do preço que foi às alturas com os reajustes recentes, os consumidores devem adotar alguns cuidados para evitar acidentes. Há alguns dias, um vazamento no botijão de um restaurante na Rua Major Gote em Patos de Minas causou um princípio de incêndio e por pouco não terminou em tragédia.

“Quando há vazamento de gás, qualquer atividade elétrica - como acender a luz, ligar um equipamento eletrônico ou o ventilador - pode provocar uma pequena faísca, suficiente para causar explosão de gás acumulado”, alerta o Corpo de Bombeiros. Por isso, saber o que fazer para evitar o vazamento e também ter noção de como proceder em casos de vazamentos é fundamental.

Algumas dicas podem fazer toda a diferença para evitar acidentes. “O botijão precisa ficar em um local bem ventilado. Ao receber o botijão, o consumidor deve passar algum produto espumante, como detergente, para detectar vazamento e bujões com corrosão devem ser rejeitados”, explica a assessoria da corporação.

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais também orienta que não se deve virar ou deitar o botijão, pois caso exista algum resíduo de gás, ele poderá escoar na fase líquida e provocar graves acidentes. Outra dica importante é observar a data de validade da mangueira e do registro. Esses equipamentos tem durabilidade segura de cinco anos.

Em casos de vazamentos com risco de explosão ou incêndios envolvendo botijão de gás o Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente pelo telefone 193.