349669 2216 Ok
Publicado em 23/11/2016
Compartilhe:

Corpo de Bombeiros alerta para o perigo de usar smartphones e tablets durante o carregamento

O alerta foi motivado pela explosão de um tablet que provocou um incêndio em uma casa.

Imagem ilustração.

O uso inadequado do telefone celular, tablets e smartphones pode provocar choques, incêndios e até explosões. O alerta é feito pelo Corpo de Bombeiros que emitiu um comunicado para orientar as pessoas sobre a importância de utilizarem os equipamentos eletrônicos de forma adequada.

O alerta foi motivado pela explosão de um tablet que provocou um incêndio em uma casa em Belo Horizonte. Os bombeiros alertam que mesmo carregadores em bom estado de conservação aparente podem estar com problemas. Não é recomendado que os aparelhos fiquem recarregando no banheiro da casa. A umidade pode interferir, causando choques e curtos-circuitos.

O uso excessivo de benjamins nas tomadas, por exemplo, também pode gerar uma sobrecarga de energia e afetar toda a rede elétrica local. A manutenção periódica na rede elétrica da residência é uma boa pedida.

Um outro descuido comum é usar o equipamento durante a recarga, o que pode provocar choques, principalmente se a pessoa estiver descalça em piso molhado ou com o corpo úmido após o banho.

Também é recomendável reduzir o uso contínuo e prolongado dos aparelhos, como em casos de campeonatos de jogos online com o aparelho conectado à tomada. Do contrário, pode ocorrer superaquecimento e possível descarga elétrica.

Além disso, não se deve deixar o aparelho recarregando em cima da cama ou próximo a produtos, equipamentos e objetos inflamáveis.

De acordo com o sargento e especialista em atendimento pré-hospitalar – APH, do CBMMG, Benedito Eduardo, as consequências de se usar aparelhos conectados à tomada variam e podem ser graves. Além de queimaduras, a vítima pode ter parada cardiorrespiratória, ficar inconsciente e precisar de atendimento médico.

Em casos de descarga elétrica com vítima inconsciente, deve-se desligar a energia do local. Se  não for possível, afastar a vítima, usando, por exemplo, um  cabo de vassoura com cuidado e ficar atento aos sinais vitais.

Se a vítima estiver inconsciente e sem respiração, observe  os movimentos do tórax. Se  o socorrista estiver sozinho chame  imediatamente o socorro pelo telefone 193 e  logo em seguida, sem perder tempo,  inicie as massagens cardíacas.

Se houver a presença de mais pessoas, enquanto um faz as massagens, a outra liga para o 193. “É importante que estes procedimentos sejam feitos logo após o ocorrido, enquanto a viatura se desloca. Outra opção é realizar a massagem cardíaca com o ciclo de 30 massagens por  duas respirações boca-a-boca ”, destaca o sargento.

Outras medidas podem ser tomadas para a prevenção de acidentes elétricos em casa ou no trabalho. Confira:

 
Clínica Impar - Início: 21-08-17
Postado em 23/11/2016
Compartilhe:

1 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • sendo chata | 12 meses atrás

    Tablet****

    7 5 Responder