Publicado em 07/11/2018 por Maurício Rocha
Compartilhe:

Copasa sofre mais de 20 furtos de fios e cabos e tem tratamento de esgoto comprometido

O último furto ocorreu no início deste mês, na véspera do feriado.

Com os furtos dos cabos, os equipamentos não recebem energia para funcionar.

O Patos Hoje mostrou recentemente a apreensão de um carrinho de mão cheio de cabos de energia. Eles pertencem à Copasa e foram furtados da Estação de Tratamento. Este foi somente um dos 20 casos de furtos registrados pela Companhia de Saneamento de setembro para cá. O último furto ocorreu no início deste mês, na véspera do feriado.

Segundo a assessoria de imprensa da Copasa, esses atos de vandalismo recorrente na cidade vêm prejudicando o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário e, consequentemente, interferindo na qualidade de vida da população patense e na preservação dos mananciais. Com os furtos dos cabos, os equipamentos não recebem energia para funcionar.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Medic Imagem

“A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município, que tem capacidade para tratar 80% do esgoto coletado na cidade, desde setembro de 2018 tem tido o seu funcionamento parcialmente interrompido, devido aos consecutivos furtos de cabos de cobre utilizados pela Copasa para energizar as unidades de tratamento e as estações elevatórias de esgoto”, explica a Companhia.

Em pouco mais de dois meses já foram registrados pela Companhia mais de 20 Boletins de Ocorrências. Esses crimes, além de impedir o funcionamento das unidades, já geraram um prejuízo de cerca de R$ 200 mil. E além do prejuízo financeiro, os furtos também causam problemas ao meio ambiente.

De acordo com  as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, toda estação elevatória de esgoto deve ter um ponto de extravasamento, que é acionado quando ocorre falhas nos equipamentos. Desta forma, considerando que o tempo de reposição do material furtado das unidades varia de oito a 16 horas, a falta de energização e a consecutiva paralisação das unidades provocam o extravasamento do  esgoto coletado no Rio Paranaíba. 

Segundo o gerente da Copasa de Patos de Minas, Saulo Bernardes, as unidades operacionais da Companhia no município contam com um sistema de segurança eletrônica, por meio de câmaras e alarmes.  “Na ETE temos também vigilantes, mas mesmo assim não conseguimos identificar os autores dos furtos”, disse.

Ele pede o apoio da população patense para que, caso tenha alguma suspeita, entre em contato com a Polícia Militar. “Além dos prejuízos financeiros, o descarte inadequado do esgoto acarreta danos ao meio ambiente, gera mau cheiro nas proximidades do local onde ocorre o extravasamento e diminui a eficiência do tratamento do esgoto da ETE”, conclui o gerente.

Autor: Maurício Rocha Postado em 07/11/2018
Compartilhe:

34 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • TOGA | 1 semana, 3 dias atrás

    ESSES CABOS DE FIO, FICA AO AR LIVRE!!! OU O GUARDA, TAMBÉM BATE O PONTO E VAI DORMIR EM CASA!!!!!

    0 1 Responder

  • TOGA | 1 semana, 3 dias atrás

    ESSA PODEROSA "COPASA", TÁ QUERENDO JUSTIFICAR, O INJUSTIFICÁVEL, O NÃO TRATAMENTO DO ESGOTO POR CAUSA DE FURTO!!! É BRINCADEIRA!!! PARECE QUE SOMOS PALHAÇOS OU OTÁRIOS!!!

    0 0 Responder

  • TOGA | 1 semana, 3 dias atrás

    COM ESSE HALIBE!!!! A PODEROSA COPASA!!!!!NÃO TRATA DO ESGOTO!!!VAMOS INVESTIR EM SEGURANÇA PARA EVITAR ESSE SUPOSTO FURTOS!!!

    0 0 Responder

  • Patureba | 1 semana, 3 dias atrás

    A Copasa ta sentindo o gosto do próprio veneno. Roubou e rouba da população há anos.Pra manifestar sobre esse furto eles aparecem; agora pra explicar pra população o roubo na taxa de esgoto ela some. Falando nisso o Ministério Público os vereadores que gostavam de aparecer sumiram todos. Cadê o Sr Francisco, trocou o prefeito e o Sr sumiu....Os problemas não!! Quer dizer aumentaram!!Eehh Cidadezinha.

    1 0 Responder

  • xebeck | 1 semana, 3 dias atrás

    Duzento mil???? E o que fizeram para melhorar a segurança???? Nada! Então vocês realmente são espertos viu! E quanto a gente já pagou de taxa de água e esgosto, quantos milhões???? Onde estão as ocorrências dos roubos? Quem faz a segurança? De quanto é o investimento em segurança? Não tem um desculpa melhor para tanta "merda" não? Já pagamos estes R$200.000 milhares de vezes. Cadê a conclusão do tratamento do Esgoto. Parem de enrolar. Atte: :rage: :rage: :rage: :rage:

    2 0 Responder

  • Pirilampo | 1 semana, 3 dias atrás

    Tem aquele ditado: "ladrão que rouba ladrão, tem 100 anos..." mas nesse caso nenhum devia ser perdoado, prende os ladrõezinhos de fiação e cancelem o contrato dessa empresa "ladra" dos cofres públicos em Patos de Minas. Uma vergonha essa empresa ainda "prestar serviços" em nosso município, sinal de políticos fracos e ruins.

    1 0 Responder

  • Playboy | 1 semana, 3 dias atrás

    Ladrão que rouba de ladrão, tem100 anos de perdão.

    0 0 Responder

  • ze zói | 1 semana, 4 dias atrás

    tao bem feito esse tratamento q aki na minha ksa a agua ta saindo imunda da torneira .....e ainda acha q somos obrigados?! palhaçada

    1 0 Responder

  • Olhao | 1 semana, 4 dias atrás

    Privatização já. Essa é a solução.

    5 7 Responder

    Pasmo - 1 semana, 4 dias atrás

    Sera q privarizando vão parar de roubar....for pra falar lorota fica calado....

    10 3

    Só rindo! - 1 semana, 3 dias atrás

    Pasmo estou eu do seu dialeto, nem se resucitar o MOBRAL resolve o seu problema, se é pra passar vergonha nem comente!

    2 0

  • Engenheiro | 1 semana, 4 dias atrás

    Alguem dos comentarios ja procurou saber ou sabe como funciona o tratamento de esgoto? O ignorante é aquele que nao sabe e nao busca comhecimento. Proucurem saber o que essa empresa esta fazendo com o seu dinheiro . Va na Eta e na Ete veja como e feito o tratamento da agua que voce bebe e do esgoto . Fiscalize e cobre obras de melhorias para sua cidade. Nao deem palpite e nem propaguem odio sem ter conhecimento do que falam.

    10 8 Responder

carregar mais comentários