Nossa reportagem voltou ao local e encontrou a água ainda mais poluída.

A Copasa justificou que o despejo de esgoto e a poluição do Córrego Água Limpa foram causadas pelo entupimento de uma rede localizada entre os bairros Rosário e Cerrado. O problema mostrado pelo Patos Hoje já teria sido resolvido na manhã desta quinta-feira (07). Mas a reportagem voltou ao local e encontrou a água ainda mais poluída.

Nesta manhã, a espuma mal cheirosa podia ser vista em diferentes pontos do Córrego. O poço mostrado no dia anterior parcialmente coberto pela espuma, nesta manhã, estava completamente tomado por ela. A água continuava escura e chamava a atenção pela quantidade de esgoto presente ao longo de todo o curso.

A reportagem do Patos Hoje acompanhou a vistoria feita pelo presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Ivanildo Alves Zica ao Córrego Água Limpa, também chamado de Córrego dos Rodrigues. Ele se mostrou surpreso com a quantidade de esgoto no local e com a ausência de vida na água poluída.

“É absurdo isso aqui. A gente sempre via na televisão a poluição no Rio Tietê , aquela espuma absurda, eu pensei que aquilo não aconteceria aqui. Infelizmente essa situação aqui é crítica”, afirmou o presidente do Codema.

Ivanildo disse que o Conselho não tem poder de decisão, mas informou que o caso será denunciado às autoridades competentes. Ele afirmou que o Conselho também vai fazer uma cobrança à Copasa para que o problema seja resolvido. Ivanildo disse que interceptadores já foram construídos ao longo do Córrego e que o curso d’água não deveria mais estar recebendo qualquer tipo de esgoto.

A assessoria de comunicação da Copasa informou que o vazamento de esgoto foi causado pelo entupimento de uma tubulação nas imediações do bairro Rosário. Uma equipe fez o trabalho de desobstrução nesta manhã. Ao ser  comunicada que a poluição no Córrego estava mais intensa nesta manhã, a Companhia informou que vai investigar para descobrir de onde está sendo lançado o esgoto no Córrego.