Copasa de Patos de Minas.

Os consumidores de Patos de Minas estão sendo surpreendidos ao receberem os talões da Copasa do mês de novembro. As contas de água e esgoto estão vindo com um reajuste de 3,04%, o que deixou o valor ainda mais caro. O aumento gerou reclamações entre os moradores, que vem perdendo poder de compra desde o início da pandemia de Covid-19 com a alta generalizada de preços.

E além de pagar mais caro pela conta de água, alguns consumidores afirmaram que já estão recebendo talões com o vencimento de dezembro, sem que as medições de consumo do mês de novembro tenham sido concluídas. Nessas contas antecipadas, já consta o valor com a aplicação do reajuste tarifário.
Inicialmente, esse reajuste estava previsto para o dia 01º de agosto. Porém, com a pandemia do novo coronavírus, a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário (Arsae-MG), decidiu pelo adiamento da mudança na tarifa, que passou a valer no dia 01º de novembro.

Com relação à fatura antecipada, em nota, a Copasa afirmou que são cobradas 12 faturas anualmente, e que os clientes podem encontrar os dados referentes às leituras anteriores na própria conta de água. Além disso, a empresa informou que o reajuste e a data de vencimento dos talões “não possuem qualquer relação”.

Veja o que diz a Copasa

“A Copasa informa que, anualmente, são cobradas 12 faturas e os clientes podem encontrar os dados referentes às leituras anteriores e atual na própria conta de água. A Companhia esclarece que o reajuste anunciado, mediante resolução da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), não tem qualquer relação com a data da conta recebida pelos moradores.

A empresa ressalta que, para verificação de valores, cobranças, entre outras solicitações, os clientes devem entrar em contato com a Companhia por meio dos canais de relacionamento: telefone 115, aplicativo Copasa Digital, agência virtual: www.copasa.com.br ou pelo e-mail: [email protected] e informar a leitura, a matrícula localizada no canto direito da conta ou o endereço completo do imóvel.

Após a análise do consumo e dos valores, a Companhia entrará em contato com o cliente e informará a solução ou alternativas para mitigar a situação. A Companhia esclarece que as análises das faturas são feitas, individualmente, levando em consideração as particularidades, o consumo e número de moradores nos imóveis. Por isso, se faz necessária a manifestação e as tratativas individualizadas”.

As contas de água e esgoto estão vindo com um reajuste de 3,04%, o que deixou o valor ainda mais caro.