O convênio assinado nesta quinta-feira (20) foi muito comemorado.

Um convênio assinado nesta quinta-feira (20) vai possibilitar a produção de 300 mil mudas de árvores nativas por ano em Patos de Minas. Cerca de R$ 6 milhões serão investidos no projeto que será desenvolvido numa parceria entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, o Instituto Estadual de Floresta e a Agência Peixe Vivo.

O idealizador do projeto “Plantando Árvore, Produzindo Água” é o ambientalista e membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, Wilson José da Silva. Ele explicou que a ideia vem sendo trabalhada há cerca de oito anos e que a intenção é beneficiar toda a bacia hidrográfica do Rio São Francisco.

O dinheiro será usado para reestruturar a produção de mudas no IEF. O Viveiro será reestruturado com a construção de módulos suspensos para a produção de mudas, reparo na casa de bombas e de defensivos e  modernização do sistema de irrigação. O dinheiro será utilizado também para a contratação de mão de obra.

O diretor geral do Instituto Estadual de Florestas, João Paulo Sarmento, ressaltou a importância da parceria com os comitês e o retorno que essa iniciativa poderá dar na elucidação da crise de recursos hídricos.

O Viveiro do IEF de Patos de Minas produz aproximadamente 200 mil mudas de espécies nativas. Com os investimentos que serão feitos, outras 300 mil mudas serão produzidas por ano. Essas mudas serão disponibilizadas para recuperação de nascentes e afluentes do Rio São Francisco.