349669 2216 Ok
Caiçaras - Full Banner
Publicado em 27/10/2017 por Maurício Rocha
Compartilhe:

Contran regulamenta multas para pedestres e ciclistas que cometem infrações de trânsito

O Código de Trânsito Brasileiro – CTB – criado há mais de 20 anos já previa direitos e deveres para ciclistas e pedestres, mas faltava uma regulamentação.

São diversas situação praticadas por ciclistas e pedestres que poderão ser autuados.

A partir de agora os ciclistas e pedestres também poderão ser penalizados pelas infrações de trânsito de cometerem. São diversas situação praticadas por ciclistas e pedestres, flagradas constantemente no trânsito de Patos de Minas que a partir de agora poderão ser penalizadas com multa e até a apreensão da bicicleta.

O Código de Trânsito Brasileiro – CTB – criado há mais de 20 anos já previa direitos e deveres para ciclistas e pedestres, mas faltava uma regulamentação. A Resolução 706/17 do Conselho de Trânsito Publicada hoje padroniza os procedimentos e estabelece prazo de 180 dias para a implantação.

A resolução estabelece que constatada a infração pela autoridade de trânsito, o auto de infração deverá ser registrado com o nome completo e número do documento de identificação do infrator e, quando possível, endereço e número do CPF. Quando o autuado for um ciclista, o agente de trânsito deve anotar as informações disponíveis da bicicleta tais como marca e modelo.

O Artigo 254 do código de trânsito registra que pode ser autuado o pedestre que, por exemplo, cruzar pistas em viadutos, pontes, ou túneis, salvo onde existir permissão. Também quem atravessar vias dentro das áreas de cruzamento, exceto se houver sinalização para esse fim.

No caso do ciclista, o Artigo 255 determina que é considerada infração conduzir bicicleta em passeios onde não seja permitida sua circulação, ou de forma agressiva. De acordo com o código, o ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.

A multa para o pedestre que ficar no meio da rua ou atravessar fora da faixa será de R$ 44,19. Já os ciclistas que trafegarem onde a sua circulação não é permitida ou de forma agressiva vai pagar R$ 130,16 e ainda pode ter a bicicleta removida.

Imagens atualizado em 27/10/2017 • 10 fotos

Rovan - Super Banner Rodape - inicio 11-07-17
Autor: Maurício Rocha Postado em 27/10/2017
Compartilhe:

100 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Brunna Amorim | 1 mês, 1 semana atrás

    Isabela Carvalho

    1 0 Responder

  • Pauloleonardo Janaina | 1 mês, 2 semanas atrás

    Era Sr.prefeito vc pegou só porcaria Hei mmm...os robôs vai lamentando e salário continua lá embaixo.....que exemplo:::quem usa a bicicleta pra trabalho vai ter que ir pro trabalho a pé. ..não se preocupe não nascia brasileira o dinheiro tá em primeiro lugar nas mãos de corruptos...tirando de quem não tem pra se dá bem....por causa da ganância holha aumenta mais ainda o barulho das ambulâncias ....até parede que quem é dono do mundo é os senhores dos tais..que Deus tenha misericórdia desse mundo...as pessoas podiam pensar mais em Deus do que no $$$$$$'''que vergonha dada Brasil....que vergonha de ser eleitor ...mas a culpa não é só minha é de quem nos enganam com sua falsas promessas.

    2 0 Responder

  • Ricardo Rodrigues | 1 mês, 2 semanas atrás

    Kkkkkkkk mais essa agora kkkkkk

    2 0 Responder

  • Maíla Martins | 1 mês, 2 semanas atrás

    Will Junior amor

    1 0 Responder

  • Pierry Grayeviska | 1 mês, 2 semanas atrás

    Vai ter Zona Azul pro povo. Kkkkkkkk. Vai pagar salario pra multar as pessoas. Patos ta andando pra traz mesmo. Nada de crescimento, apenas querem dinheiro.

    3 0 Responder

  • Triste | 1 mês, 2 semanas atrás

    Vao roubar mais..??.as bicicletas tudo bem..agora pedestres ..tenha santa paciência então corram atrás de mim ..as vezes tenho placa .

    1 0 Responder

  • Tonhão da Lena | 1 mês, 2 semanas atrás

    Daqui uns dias todo mundo vai ter que colocar uma placa na bunda. Eu quero ver é quem vai usar a placa GAY2424! Vai correr risco.

    0 0 Responder

  • Juvenario Santos Santo | 1 mês, 2 semanas atrás

    bela atitude agora patos atipa ou peteca o resto mais vai ser bom pra mim pra vc pra todos educado no transito

    3 0 Responder

  • J.C.V | 1 mês, 2 semanas atrás

    Quero ver é quem vai fiscalizar... Há muito foram feitas alterações nas pistas de veículos também (um bom exemplo é na Major Gote, próximo ao Shopping) e ainda sim existem motoristas fazendo retornos e curvas em faixa dupla, invadindo contramão e não respeitando pedestres. Ótimo ter multa para quem é pedestre e anda literalmente fora da faixa, mas fazer isso para não fiscalização só vai fazer com que essas infrações aprovadas sejam mais um documento de gaveta, infelizmente.

    0 0 Responder

  • Indignada | 1 mês, 2 semanas atrás

    Será se os cadeirantes também serão autuados se não transitarem na calçada ou nas faixas de pedestres? Sinceramente, antes de saírem aplicando multas (a bel vontade) deveriam repensar na mobilidade urbana, que por sinal é um desastre aqui em Patos.

    2 1 Responder

    Vc é burro?!!! - 1 mês, 2 semanas atrás

    Nas calçadas sempre tem rampas, como um cadeirante faz?? Vc nunca passou pela cituação de usar cadeira não da palpite errado. Quem é cadeirante só pode sair se tiver alguém pra acompanhar , se não é arriscado cair . Pois não tem Calçada adequada pra andar . ! Fala menos se não sabe de nada !!!

    2 0

carregar mais comentários