Algumas compras foram negadas e outras aprovadas.

Fazer compras pela internet tem se tornado hábito cada vez mais comum entre os consumidores brasileiros. Mas é preciso ficar atento para não cair em armadilhas e golpes de estelionatários que utilizam a rede para cometer crimes. Consumidores patenses foram vítima de criminosos e quase perderam dinheiro.

Um consumidor viu o anúncio em uma rede social e acessou o site de vendas de uma famosa rede de hipermercados para comprar uma cadeirinha de criança para automóvel. Para finalizar a compra, ele forneceu dados pessoais e o número de cartão de crédito. Só depois, ao consultar a compra no site oficial do hipermercado é que o consumidor percebeu o golpe.

No mesmo instante, ele decidiu bloquear o cartão de crédito e conseguiu evitar um prejuízo maior. No mesmo instante, os estelionatários tentaram fazer uma compra usando o cartão de crédito. Não satisfeitos, eles tentaram usar o cartão em outro estabelecimento. Segundo a vítima, os criminosos tentaram usar o cartão pelo menos quatro vezes.

Revoltado, o consumidor foi até o facebook denunciar o golpe, mas foi bloqueado. Ele decidiu tornar a tentativa de golpe pública para evitar que outros consumidores tenham prejuízos com estelionatários que utilizam as redes sociais.

E houve mais golpes dessa natureza em Patos de Minas. Uma consumidora disse que, após fazer a compra de uma peça de roupa pela internet usando o cartão de crédito, começou a receber mensagens por telefone informando que estavam sendo realizadas diversas operações com o cartão. Compras no valor de R$347,96 foram identificadas. Até arma de brinquedo os criminosos tentaram comprar utilizando os dados do cartão. Ela acredita que o cartão tenha sido clonado pelos criminosos e está tentando junto à operadora fazer a restituição.

Medida de segurança

Para ter certeza de que o site é confiável, somente finalize suas compras quando o endereço eletrônico estiver iniciado pela sigla "https" e exibir no navegador um ícone em forma de cadeado colorido e fechado. Ao clicar em cima do cadeado, deve aparecer o certificado de segurança do site.

Evite acessar sites de compra através de links postados em redes sociais. É mais seguro digitar o endereço eletrônico e seguir direto para o site da empresa.