Publicado em 14/09/2018 por Maurício Rocha
Compartilhe:

Consumidores patenses têm dados furtados ao fazer compras na internet e quase ficam no prejuízo

Segundo uma das vítimas, os criminosos tentaram usar o cartão pelo menos quatro vezes.

Algumas compras foram negadas e outras aprovadas.

Fazer compras pela internet tem se tornado hábito cada vez mais comum entre os consumidores brasileiros. Mas é preciso ficar atento para não cair em armadilhas e golpes de estelionatários que utilizam a rede para cometer crimes. Consumidores patenses foram vítima de criminosos e quase perderam dinheiro.

Um consumidor viu o anúncio em uma rede social e acessou o site de vendas de uma famosa rede de hipermercados para comprar uma cadeirinha de criança para automóvel. Para finalizar a compra, ele forneceu dados pessoais e o número de cartão de crédito. Só depois, ao consultar a compra no site oficial do hipermercado é que o consumidor percebeu o golpe.

No mesmo instante, ele decidiu bloquear o cartão de crédito e conseguiu evitar um prejuízo maior. No mesmo instante, os estelionatários tentaram fazer uma compra usando o cartão de crédito. Não satisfeitos, eles tentaram usar o cartão em outro estabelecimento. Segundo a vítima, os criminosos tentaram usar o cartão pelo menos quatro vezes.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––

Revoltado, o consumidor foi até o facebook denunciar o golpe, mas foi bloqueado. Ele decidiu tornar a tentativa de golpe pública para evitar que outros consumidores tenham prejuízos com estelionatários que utilizam as redes sociais.

E houve mais golpes dessa natureza em Patos de Minas. Uma consumidora disse que, após fazer a compra de uma peça de roupa pela internet usando o cartão de crédito, começou a receber mensagens por telefone informando que estavam sendo realizadas diversas operações com o cartão. Compras no valor de R$347,96 foram identificadas. Até arma de brinquedo os criminosos tentaram comprar utilizando os dados do cartão. Ela acredita que o cartão tenha sido clonado pelos criminosos e está tentando junto à operadora fazer a restituição.

Medida de segurança

Para ter certeza de que o site é confiável, somente finalize suas compras quando o endereço eletrônico estiver iniciado pela sigla "https" e exibir no navegador um ícone em forma de cadeado colorido e fechado. Ao clicar em cima do cadeado, deve aparecer o certificado de segurança do site.

Evite acessar sites de compra através de links postados em redes sociais. É mais seguro digitar o endereço eletrônico e seguir direto para o site da empresa.

Imagens atualizado em 14/09/2018 • 7 fotos

Autor: Maurício Rocha Postado em 14/09/2018
Compartilhe:

9 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Ana | 2 meses, 1 semana atrás

    Tem q desconfiar de ofertas absurdas, todos os dias acontece isso, os malandros estão soltos rs

    5 0 Responder

  • É Seguro? | 2 meses, 1 semana atrás

    Estão anunciando celulares, tvs e notebooks por um têrço do preço no face. Será que é seguro? Corro o risco de perder o meu dinheiro? Recebem apenas por boleto. Eu quero! Vou comprar, o preço vale a pena! :v:

    3 6 Responder

  • Perito | 2 meses, 1 semana atrás

    Outra dica que deveria ser dada, não use links de rede social para comprar com cartão de crédito, se for o caso vá aos site oficial da empresa e ali faça a compra no cartão. Nos links de acesso em redes sociais prefira o pagamento no boleto, se não tiver essa opção, já desconfie. Ficar alerta, os criminosos também modernizam.

    3 0 Responder

    Fica de :eyes: - 2 meses atrás

    Fiquem atentos. Se você pagar no boleto, não consegue a restituição, no caso de fraudes. No caso do cartão, se der problema na compra, voce pode ligar na administradora do cartão e cancelar a compra. Fica aí a dica.

    5 0

    Lucas - 2 meses atrás

    Se pagar por boleto é pior ainda, que assim o dinheiro cai na conta do malandro e você não tem como recorrer.

    1 0

    João Antonio - 2 meses atrás

    O cara se diz "Perito". Mas com uma dica dessa, parabéns, vamos fazer uma reciclagem.

    0 0

  • steeven | 2 meses, 1 semana atrás

    o mercado livre e o maior esterionatario de todas as redes de mercados da internete , nao esiste mercado seguro e nem mercado pago fui vitima de um goupe no mercado pago , eles nao me renbousarao meu dinheiro cuidado como mercado livre,

    2 3 Responder

  • Neto | 2 meses, 1 semana atrás

    Semana passada eu quase cai nessa. Um Iphone com preço muito abaixo, preenchi os dados, infelizmente meu cpf, endereço foi, fiz o cadastro, mas quando pediu o numero do cartão e nao tinha a opção pagamento por boleto eu cancelei a operação e fui no site e meu cadastro nao existia. Nessa hora deu um alivio, pois escapei por pouco..

    1 1 Responder

  • Malaquias | 2 meses, 1 semana atrás

    Gente, prestem atenção aos links Muitos estelionatários criam sites fakes idênticos ao original, porém, como citado na reportagem, é possível saber a veracidade através do cadeado verde, da palavra “https” e também através do link em si! Olha essa imagem aí da cadeirinha no site do Walmart por exemplo, o link lá tá escrito “shopshowdeofertas”, nada a ver com o link do site do Walmart, já da pra ver que é coisa de bandido... o link correto no caso seria “Walmart.com.br/cadeira-para-automóvel.....”

    7 0 Responder