O serviço de fundação do prédio está quase pronto.

Depois de quatro anos paradas, as obras de construção do Campus da UFU em Patos de Minas foram retomadas em setembro do ano passado. Teve foguetório, virou propaganda política, mas na prática a execução do projeto continua enfrentando dificuldades. Faltam água e energia elétrica.

A reportagem do Patos Hoje visitou as obras e ouviu relatos dos profissionais que trabalham na construção. O poço artesiano que existe no terreno doado para Universidade construir o Campus não funciona. A caixa d'água é abastecida com caminhões pipa. Também não existe energia elétrica. O aparelho de ar condicionado instalado no escritório não passa de enfeite.

Além disso, para chegar ao local da construção, os funcionários tem que dar a volta pela Estrada dos 30 Paus. Isso porque a avenida prometida para encurtar caminho entre a cidade e o Campus está fechada por cerca e uma porteira com cadeado. As obras da avenida estão paradas e o mato toma conta da via.

A dificuldade de acesso, a falta de água e também de energia elétrica dificultam o trabalho dos profissionais, mas não impede que o primeiro prédio do Campus continue sendo construído. O ritmo das obras não é o esperado, mas o serviço de fundação do prédio de cerca de 5.000 metros quadrados já está quase pronto.

O primeiro prédio do Campus da UFU em Patos de Minas está orçado em R$ 17 milhões. No primeiro momento foram liberados apenas R$ 2,5 milhões e a expectativa é de que novos recursos sejam liberados este ano. A previsão de conclusão da obra é em 2018.

A redação do Patos Hoje entrou em contato com a Prefeitura da UFU de Uberlândia e aguarda uma posição do órgão sobre a construção do Campus em Patos de Minas.

Autor: Maurício Rocha