O cursor mostra o local exato onde está projetado a construção da ponte.

O Projeto de construção de uma ponte sobre o Rio Paranaíba nos fundos do Bairro Cidade Nova em Patos de Minas foi reprovado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA. Reunidos na manhã desta quarta-feira (08) no plenário da Câmara Municipal, os membros do órgão avaliaram que a instalação de uma passagem no local pode trazer risco para toda a população.

O Projeto para a construção da ponte sobre o Rio Paranaíba nos fundos da antiga Rheen Metalúrgica, próximo à Mais Alimentos, está em fase adiantada. As obras seriam custeadas por empresários do município.  Uma alternativa para a ponte nos fundos do bairro Nossa Senhora Aparecida que já não comporta mais o tráfego de veículos pesados.

O Projeto, no entanto, recebeu parecer contrário do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Na reunião desta quarta-feira apenas um conselheiro votou a favor da construção no local especificado no projeto. Todos os outros conselheiros foram contrários à proposta. A preocupação do órgão é que a ponte ficaria acima e a apenas 300 metros da captação de água da Copasa e poderia comprometer o abastecimento da população.

O presidente do Codema, César Caixeta, explicou que a preocupação dos conselheiros é com a qualidade da água que abastece a cidade. “O Codema analisa que o risco (com a construção da ponte) é eminente e que a vulnerabilidade da água será constante... o risco é, por exemplo, se um caminhão passar lá com produtos químicos e ter um acidente e todo o efluente ser jogado nas águas do Rio Paranaíba”, explicou César.

Segundo o presidente do Codema, a cidade não tem plano B de abastecimento de água a não ser o Rio Paranaíba, o que poderia comprometer todo o abastecimento de água da população.  Em consulta feita pelo prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, a Copasa já havia se mostrado contrária a construção da ponte no local estabelecido no projeto.

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente entende que existem outras alternativas para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Paranaíba que não ponha em risco o abastecimento de água da população. Em qualquer ponto do Rio Paranaíba, desde que seja abaixo da captação da água que abastece a cidade, a construção de uma ponte não teria problemas em ser aprovado.