O Conselho de Segurança Pública lançou a implementação do Olho Vivo cidadão em Patos de Minas.

O Conselho de Segurança Pública em parceria coma Polícia Militar lançou na tarde desta sexta-feira (30) a implementação do Olho Vivo cidadão em Patos de Minas. O intuito do projeto é instalar câmeras nos bairros e aumentar ainda mais a sensação de segurança dos moradores. O Olho Vivo cidadão ainda não tem data para começar a funcionar, mas a polícia adianta que os criminosos não terão vida fácil na cidade.

A reunião reuniu membros do Conselho de Segurança Pública, Polícia Militar, empresas de vigilância e moradores patenses. De acordo com o Capitão Hebert, o Olho Vivo Cidadão já está presente em algumas cidades do país e os índices de violência caíram consideravelmente. Ainda segundo o Capitão, um dos principais objetivos da instalação do projeto na cidade é a facilidade com que as polícias terão de ter acesso a imagens caso aconteça algum crime nas imediações de onde as câmeras estiverem instaladas.

“As vezes a gente se depara com um furto ou roubo e aí visualizamos câmeras próximas, mas a burocracia para se ter as imagens acabam fazendo com que o criminoso saia ileso e o projeto com certeza vai eliminar essa possibilidade”. Além disso, o olho vivo cidadão pretende estreitar laços entre vizinhos e Polícia Militar por meio de denúncias e outros tipos de colaboração.

“Sempre que acontecer um fato ou algo suspeito, a polícia será acionada e nós poderemos acompanhar ao vivo o que está acontecendo na rua pelas câmeras do olho vivo cidadão. Desse modo, teremos mais uma arma contra a criminalidade e os policiais terão um melhor direcionamento para não deixar que o fato aconteça ou prender o autor de algo”. A princípio, as câmeras e a instalação terá um custo de R$59,90 para o morador. Entretanto, esse valor é fixo, ou seja, se mais de um morador se interessar em adquirir o sistema, esse valor será dividido pela quantidade de vizinhos.

Segundo o empresário Tertuliano Albuquerque o sistema representa o futuro. “O olho vivo cidadão irá disponibilizar milhares de câmeras nos bairros e as polícias terão acesso, nós que representamos as empresas já vamos começar a trabalhar nisso”. Ainda segundo ele, as empresas patenses precisam querer aderir ao projeto para que dê resultados na cidade. A expectativa do CONSEP e da Polícia Militar é de que a população já comesse a aderir ao projeto para que os índices de criminalidade continuem caindo.