Nessa quinta-feira (16), os fiscais receberam o apoio da Polícia Militar, que vai atuar em caso de necessidade.

Fiscais federais do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis vão passar os próximos dias na região de Patos de Minas realizando uma verdadeira blitz de combate ao exercício ilegal da profissão. O serviço de compra e venda de imóveis é regulamentado por lei e exige registro para a atuação no mercado.

Patos de Minas tem cerca de 240 corretores de imóveis  regularizados, distribuídos em 32 imobiliárias. Mas o  número de pessoas atuando nesta área na cidade é bem maior. De acordo com Marcelo Vilela, delegado regional do Creci, somente no ano passado, mais de 80 pessoas foram denunciadas pelo exercício ilegal da profissão.

Segundo Marcelo, atuar na área imobiliária sem registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis constitui exercício ilegal da profissão. Fiscais Federais estão em Patos de Minas fazendo uma verdadeira blitz no setor imobiliário. Nessa quinta-feira (16), eles receberam o apoio da Polícia Militar, que vai atuar em caso de necessidade.

Segundo o fiscal federal do Creci, Daniel Justino, a intenção não é retirar os profissionais do mercado e sim fazer com que eles sejam qualificados e se regularizem junto ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis. Ele explica que o registro é importante para garantir que o profissional esteja desempenhando suas funções dentro da legalidade.

Um corretor com registro no Conselho, segundo Marcelo, tem os conhecimentos necessários de legislação imobiliária e da própria profissão para orientar as pessoas em uma transação imobiliária, como por exemplo a avaliação de um imóvel. Marcelo explica ainda que um corretor de imóvel sem registro no Creci não oferece segurança aos consumidores. Segundo ele, em caso de problemas em uma negociação, a pessoa terá que recorrer à Justiça.

Marcelo orienta as pessoas a cobrarem o registro do corretor de imóvel e a denunciar junto ao Creci aqueles que estão atuando de forma irregular.

Autor: Maurício Rocha