O Conselho Municipal de Saúde de Patos de Minas apresentou dois Projetos Polêmicos.

Logo na primeira reunião de 2017, o Conselho Municipal de Saúde de Patos de Minas apresentou dois Projetos Polêmicos. O órgão pede a proibição do tráfego de caminhões transportando animais vivos para o abate, como suínos, bovinos e aves, pelas ruas da cidade. O Conselho quer proibir também o trânsito de caminhões com restos de animais vindos de outras cidades.

O Conselho alega ter recebido diversas reclamações de moradores. Na Justiça, o órgão explica que os caminhões de suínos, bovinos, equinos e aves ao transitarem pelas ruas e avenidas da cidade, espalham urina, fezes, poeira e pena, originando odor fétido, gerando um mau cheiro muito grande que perturba a população.

Ao pedir a proibição do trânsito de caminhões transportando restos de animais de outras cidades, o Conselho justifica dizendo que esse material fica armazenado por diversos dias até ser transportando para as fábricas de rações existentes na cidade e que isso tem gerado grande mau cheiro.

Segundo o Conselho Municipal de Saúde, Patos de Minas dispõe de anel viário que pode ser utilizado pelos motoristas de caminhões que transportam suínos, bovinos, equinos, aves e restos de animais mortos, evitando os transtornos que isso tem gerado à população. Moradores dos bairros Brasil e Nossa Senhora Aparecida tem sido os mais prejudicados.

Os dois Projetos de Lei elaborados pelo Conselho Municipal de Saúde deverão ser encaminhados à Câmara Municipal para apreciação dos vereadores.

Na reunião do Conselho Municipal de Saúde dessa segunda-feira (16), os conselheiros também puderam conhecer o secretário municipal de saúde, José Henrique e os diretores que vão cuidar da pasta a partir de agora.

Autor: Maurício Rocha