Há uma defasagem de 300 leitos de internação em Patos de Minas.

O Conselheiro Estadual de Saúde, Pedro Cunha, está conclamando a população para uma reunião nesta quarta-feira (31) na Câmara Municipal de Patos de Minas. A intenção é resolver um grande problema que vem afetando as pessoas que precisam de algum atendimento na área da saúde na região. Há uma defasagem de 300 leitos de internação em Patos de Minas e a situação se aproxima do caos. A intenção é tentar construir um hospital municipal.

Pedro Cunha disse que atualmente há cerca de 150 leitos do SUS disponíveis em Patos de Minas, sendo que, pelo Ministério da Saúde, o certo seriam 450. “A situação é calamitosa e se aproxima do caos mesmo”, frisou. Para tentar resolver a situação, o Conselho Estadual de Saúde se reunião primeiro com membros do SAMU Regional e agora virão a Patos de Minas para conhecer de perto o problema.

Para a reunião, o conselheiro convidou a Secretária Municipal de Saúde, a Superintendente Estadual de Saúde, Ministério Público e o Prefeito Municipal. Ele ressaltou a dificuldade em se construir o hospital municipal, mas esta seria a alternativa para se melhorar esta situação. Atualmente, há cerca de 60 pacientes na UPA do Jardim Peluzzo aguardando uma vaga de internação no SUS. Na unidade, há apenas 16 vagas.

Pedro Cunha reconheceu que construir e equipar um hospital municipal é muito caro. No entanto, é preciso ter um projeto para que se consiga sensibilizar as autoridades. Ele contou que, para o custeio, o Ministério da Saúde compra os leitos, sendo que Patos de Minas só recebe pouco porque também interna pouco. Por fim ele, ele conclamou a toda a população a participar da reunião com a Mesa diretora do Conselho Estadual de Saúde que vai acontecer nesta quarta-feira (31) às 17h00 na Câmara Municipal. Na quinta-feira (01), eles irão visitar as unidades para conhecer de perto a realidade.