João Vicente Pacheco, Delegado Regional do Conselho de Odontologia, examinou pacientes e orientou quanto à importância do diagnóstico precoce.

Membros do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais fizeram na manhã deste sábado (26) em Patos de Minas um trabalho para prevenir o câncer de boca. A ação aconteceu no Lar Vicentino Padre Alaor. Os idosos foram examinados e orientados quanto à prevenção.

Um consultório foi improvisado no salão do lar de idosos para serem feitos os exames pelos profissionais. Cartazes mostrando os riscos da doença que atinge principalmente pessoas acima dos 50 anos foram expostos no salão. Houve distribuição de kits de higienização bucal para os pacientes.

O Presidente do CROMG , Luciano Elói Santos, também veio à cidade para o trabalho preventivo. João Vicente Pacheco, Delegado Regional do Conselho de Odontologia, examinou pacientes e orientou quanto à importância do diagnóstico precoce. Ele ressaltou a necessidade de se consultar um dentista de 6 em 6 meses para um exame clínico.

João Vicente ainda falou sobre a importância do autoexame. O profissional explicou que, na frente do espelho, as próprias pessoas podem verificar se há alguma lesão diferente. Ele destacou que, pessoas com idade inferior a 50 anos também estão sujeitas à doença, mas os casos mais recorrentes são nesta faixa etária. “Por isso escolhemos, o lar de idosos para fazermos este trabalho”, reforçou.

Júlio César de Oliveira, Gerente Administrativo do Lar Vicentino, acompanhou o trabalho dos profissionais. Ele informou que a instituição, que está com obras adiantadas para se modernizar e expandir o atendimento, conta atualmente com 101 pacientes. Júlio explicou que o lar cuida de pessoas acima dos 60 anos. Todos os idosos cuidados pelo Lar Vicentino, após preencherem uma ficha, passaram por uma seleção.

Autor: Farley Rocha