Dezenas de alunos que queiriam estudar ficaram de fora e manifestaram contra o movimento.

O movimento de ocupação de escolas ganhou mais força em Patos de Minas. Nesta quinta-feira (03), como havia sido anunciado pelo Patos Hoje, a Escola Marcolino de Barros amanheceu ocupada pelos estudantes. Diversos cartazes contra a Proposta de Emenda à Constituição- PEC 241 e contra a reforma do Ensino Médio foram afixados na frente do prédio. Alunos contrários estão colhendo assinaturas para terem aula.

Como havia sido planejado, a ocupação começou por volta das 5h00. Quando os estudantes chegaram para estudar nesta quinta, a escola já estava ocupada. Alguns aderiram ao movimento e entraram na instituição para reforçar a ocupação. Os estudantes estão com as chaves do portão e controlam a entrada e saída das pessoas. Eles não permitiram a entrada da imprensa.

Os estudantes contrários ao manifesto também ficaram do lado de fora. Eles questionaram a ocupação dizendo que a maioria está querendo ter aula. Houve bate boca entre estudantes. “Nós temos vestibular para fazer. Precisamos de aula”, argumentou um aluno. “Mas nosso movimento é legal e serão ministrados aulões para os estudantes que pretenderem”, contra-argumentou um dos líderes da ocupação.

O Sargento Marins da Polícia Militar entrou na escola e conversou com os líderes do movimento. Ele explicou que os manifestantes tiveram autorização da Superintendência Regional de Ensino e a Polícia Militar não poderia usar de força para retirá-los. “Somente uma ordem judicial pode possibilitar a desocupação”, informou aos estudantes contrários ao movimento.

O Marcolino de Barros foi a segunda escola de Patos de Minas ocupada por estudantes em protesto contra a PEC que vai limitar os gastos públicos até o ano de 2036 e também contra a reforma do Ensino Médio. O Guiomar de Melo também está ocupado por estudantes desde a segunda-feira (31).

Autor: Farley Rocha