Foto: Agência Minas.

A região Noroeste de Saúde, da qual fazem parte os municípios próximos a Patos de Minas, deverá manter apenas os serviços essenciais funcionando. É que o Comitê Estadual da Covid-19 decidiu manter esta região do Estado na chamada “Onda Verde”. Em reunião nessa quarta-feira (08), os membros do comitê também decidiram antecipar a data do pico da doença.

Segundo o Comitê Estadual, além da região Noroeste, as macrorregiões de Saúde Centro, Nordeste, Jequitinhonha, Leste, Vale do Aço, Sudeste, Oeste, Triângulo do Sul e Triângulo do Norte ainda não apresentam índices favoráveis para a retomada de novos setores econômicos. Em Patos de Minas, a crescente notificação de casos e alto percentual de contaminação preocupam.

Além disso, a relação entre o número de leitos e a incidência de novos casos, bem como o tempo médio para internação após solicitação, não permitem uma folga confiável se a demanda crescer em decorrência da reabertura de novos estabelecimentos. Apesar da pequena folga registrada nessa quarta-feira, os hospitais de Patos de Minas tem permanecido com a capacidade de atendimento próxima do limite.

O número crescente da doença, também fez o Governo Estado antecipar a previsão de pico da doença. A expectativa agora é de que o pico da Covid-19 ocorra já a partir da próxima segunda-feira (13).

A orientação é que os municípios dessas regiões continuem seguindo os protocolos previstos na Onda Verde, para preservar a saúde da população e a capacidade de atendimento do sistema de saúde local.