Depois de receber inúmeras denúncias de irregularidades no atendimento aos pacientes do SUS, a Câmara Municipal de Patos de Minas decidiu formar uma comissão para fazer uma vistoria no Hospital São Lucas. Vereadores, servidores do legislativo, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da OAB foram avaliar de perto a realidade do serviço. Os meios de comunicação da cidade foram acionados para acompanhar a visita.

Os questionamentos começaram logo na entrada do Hospital. Pacientes relataram problemas no serviço de hemodiálise e a precariedade do atendimento. Sem receber há quatro meses, a empresa que fazia o serviço de análise e tratamento da água usada no hospital deixou o serviço. Os vereadores questionaram a falta de um laudo que comprovasse a qualidade da água usada no atendimento aos pacientes.

Os questionamentos eram muitos e houve inclusive um início de tumulto, mas aos poucos as repostas foram apresentadas. A própria secretária municipal de saúde, Denise Fonseca, tratou de tranquilizar os pacientes da hemodiálise. Ela disse que uma nova empresa foi contratada para fazer o controle da água e que os laudos apresentados hoje demonstram que hospital atende todas as exigências técnicas.

Coube ao diretor do Hospital São Lucas, Iuri, apresentar as respostas aos vereadores. Ele disse que o Hospital São Lucas está passando por uma transformação e que as melhorias não acontecem da noite para o dia, principalmente por que 99% dos atendimentos são feitos pelo SUS, através de uma tabela de remuneração que não cobre os custos. Iuri explicou que a solução é transformar o São Lucas em Hospital Escola, o que aumentaria o valor da tabela em 70%. O processo está em andamento, segundo ele.

Iuri Xavier foi questionado também com relação a atrasos no pagamento de fornecedores. Ele disse que as dívidas são anteriores à gestão atual. Com relação ao funcionamento do tomógrafo, o administrador informou que o aparelho de tomografia, que custou mais de R$ 700 mil, queimou e o conserto fica pelo preço de um novo. Ele disse que o seguro foi acionado e que está aguardando uma solução.

Outro questionamento dos vereadores foi com relação ao serviço de oncologia e a reclamação da Clínica Oncológica de que não estaria recebendo. Iuri informou que o caso está sendo resolvido na Justiça. Por outro lado, ele disse que a Clínica não tem atendido a demanda da região. Iuri ressaltou que o Hospital São Lucas já enviou ofícios solicitando a ampliação dos serviços, mas que não foi atendido. O contrato com a Clínica AZ vence em dois anos e o próprio hospital deverá assumir os atendimentos dos pacientes com câncer.

Por último, os integrantes da comitiva foram levados para conhecer a Clínica de Hemodiálise. O espaço conta com 36 máquinas funcionando e atende cerca de 200 pacientes de toda a região. Sem fixar uma data, o administrador do Hospital São Lucas prometeu resolver os problemas apontados e atender as reivindicações dos pacientes.