Com cartazes e vestidos de preto, os manifestantes pediram que seja revista a decisão.

Comerciantes e funcionários do comércio de Patos de Minas foram para o Centro na tarde desta sexta-feira (26) para cobrarem a abertura do comércio. Com cartazes e vestidos de preto, os manifestantes pediram que seja revista a decisão de fechar as lojas. A partir deste sábado (27), diversas lojas deverão ficar fechadas em cumprimento à Onda Verde.

Nos cartazes, os manifestantes disseram: “O povo tem pressa o comércio não aglomera”, “+UTIs”, “Luto pelo comércio”, “Adote um desempregado e pague as contas dele”, “Socorro precisamos de mais leitos de UTI”, “Qualquer trabalho que provê o pão de cada dia é essencial”, “O comércio também salva vidas/ Movimento pela vida precisamos trabalhar”.

Os manifestantes chegaram a se ajoelhar na calçada na Rua major Gote para pedir que o comércio não seja fechado. Eles também foram para a principal rua da cidade e interromperam o tráfego de veículos para mostrarem o descontentamento com o fechamento das lojas que só deve voltar após o Governo Estadual mudar a região para a Onda Branca.

De acordo com a comerciante Dulcimar Gontijo, faltou diálogo entre a poder executivo e os comerciantes. Ela conta que houve um grande equívoco no fechamento do comércio. “O prefeito fala que as lojas estão cheias e eu falo pra vocês, quem dera se nós estivéssemos faturando como antes, quem dera se estivéssemos tendo o mesmo rendimento. O que eu vejo é simplesmente o contrário, lojas vazias, faturamento caindo, o desemprego aumentando e muita crueldade por parte das autoridades”.

Vicente Borges, porta voz do movimento desta tarde, disse que a manifestação tem o objetivo de sensibilizar os governantes para uma melhor manutenção da saúde pública. Segundo ele, fechar o comércio não é a solução para os problemas, muito pelo contrário. Vicente contou que os comerciantes estão pedindo socorro e lutando para podem continuar levando o sustento para a família.

O Prefeito José Eustáquio Rodrigues havia até anunciado a intenção de liberar o comércio no dia 16. No entanto, o Governo Estadual Romeu Zema retroagiu a região para a Onda Verde devido ao aumento dos casos. Com isso, o Ministério Público ingressou com uma ação na justiça para fazer com que a Prefeitura Municipal cumprisse o Plano Minas Consciente. A decisão foi no sentido de cumprir o Minas Consciente ou sair do Plano. O prefeito juntamente com o Comitê Extraordinário de Combate à Covid-19 decidiram cumprir o plano, o que ensejou assim ao fechamento de diversas atividades econômicas.