Comerciantes fazem manifesto no Centro de Patos de Minas em prol da abertura das lojas

A partir deste sábado (27), diversas lojas deverão ficar fechadas em cumprimento à Onda Verde.

publicado em 26/06/2020, por Farley Rocha


Com cartazes e vestidos de preto, os manifestantes pediram que seja revista a decisão.

Comerciantes e funcionários do comércio de Patos de Minas foram para o Centro na tarde desta sexta-feira (26) para cobrarem a abertura do comércio. Com cartazes e vestidos de preto, os manifestantes pediram que seja revista a decisão de fechar as lojas. A partir deste sábado (27), diversas lojas deverão ficar fechadas em cumprimento à Onda Verde. 

Nos cartazes, os manifestantes disseram: “O povo tem pressa o comércio não aglomera”, “+UTIs”, “Luto pelo comércio”, “Adote um desempregado e pague as contas dele”, “Socorro precisamos de mais leitos de UTI”, “Qualquer trabalho que provê o pão de cada dia é essencial”, “O comércio também salva vidas/ Movimento pela vida precisamos trabalhar”. 

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Clinica Medic Imagem

Os manifestantes chegaram a se ajoelhar na calçada na Rua major Gote para pedir que o comércio não seja fechado. Eles também foram para a principal rua da cidade e interromperam o tráfego de veículos para mostrarem o descontentamento com o fechamento das lojas que só deve voltar após o Governo Estadual mudar a região para a Onda Branca.

De acordo com a comerciante Dulcimar Gontijo, faltou diálogo entre a poder executivo e os comerciantes. Ela conta que houve um grande equívoco no fechamento do comércio. “O prefeito fala que as lojas estão cheias e eu falo pra vocês, quem dera se nós estivéssemos faturando como antes, quem dera se estivéssemos tendo o mesmo rendimento. O que eu vejo é simplesmente o contrário, lojas vazias, faturamento caindo, o desemprego aumentando e muita crueldade por parte das autoridades”.

Vicente Borges, porta voz do movimento desta tarde, disse que a manifestação tem o objetivo de sensibilizar os governantes para uma melhor manutenção da saúde pública. Segundo ele, fechar o comércio não é a solução para os problemas, muito pelo contrário. Vicente contou que os comerciantes estão pedindo socorro e lutando para podem continuar levando o sustento para a família.

O Prefeito José Eustáquio Rodrigues havia até anunciado a intenção de liberar o comércio no dia 16. No entanto, o Governo Estadual Romeu Zema retroagiu a região para a Onda Verde devido ao aumento dos casos. Com isso, o Ministério Público ingressou com uma ação na justiça para fazer com que a Prefeitura Municipal cumprisse o Plano Minas Consciente. A decisão foi no sentido de cumprir o Minas Consciente ou sair do Plano. O prefeito juntamente com o Comitê Extraordinário de Combate à Covid-19 decidiram cumprir o plano, o que ensejou assim ao fechamento de diversas atividades econômicas.

Imagens atualizado em 26/06/2020 • 37 fotos

Autor: Farley Rocha Postado em 26/06/2020
Compartilhe:

225 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Suplico | 3 dias, 17 horas atrás

    Suplico, senhor Prefeito. Lei seca COVID-19 já! Fecha esses bares, proíba essa bebida alcoólica...não dá pra aguentar essas festinhas que tão rolando não

    4 3 Responder

  • Técnico em enfermagem | 3 dias, 17 horas atrás

    O povo acha que é "só" abrir mais leito de UTI e tá tudo bem? E quem vai trabalhar pra atender esses leitos a mais? Porque no Hospital Regional, por exemplo, estão custando a dar conta da demanda. Não tem funcionários suficientes. Não tem medicamentos suficientes. Não tem materiais suficientes. Estamos correndo risco de ficar sem anestésicos e sedativos porque, com a alta demanda, estão em falta no país todo. Como vamos entubar pacientes sem sedação? Sem anestesiar? E isso infelizmente é em toda rede hospitalar... pública ou privada.. De nada adianta abrir mais leitos se o pessoal continuar sendo irresponsável, egoísta e sem consciência. Dezenas, centenas de leitos não serão suficientes se as pessoas continuarem dando suas festinhas. Se a galera continuar aglomerando pra beber na taboca, na pedreira, em sítios, batendo perna no centro à toa, não respeitando a distância nas filas de bancos e afins, não usando a máscara corretamente. Triste o comércio ter que fechar! Triste tanta gente passando dificuldades pra se sustentar e sustentar suas famílias. Mas mais triste ainda é pensar que essa situação toda poderia estar melhor se todo mundo parasse de olhar só proprio umbigo

    15 1 Responder

    Maria - 3 dias, 15 horas atrás

    Esse é o comentário mais sensato que ja li.

    6 1

    Claudia Carvalho - 2 dias, 17 horas atrás

    Você copiou esse texto, postei ele no meu Facebook. Podem procurar!

    0 7

  • patense | 3 dias, 18 horas atrás

    Nao adianta fazer decreto se não tem fiscalização a altura. Fechar o comercio é facil quero ver é fiscalizar os bairros. Temos festas todo dia. Usar mascara nem pensar. Futebol na quadra do projeto saci é frequente. Ta danado.

    4 3 Responder

  • Boresqueiro | 4 dias, 14 horas atrás

    Será que tem algum candidato destas eleições se aproveitando do vírus para se beneficiar? Tá difícil escolher um lado pra ficar, se contra ou a favor do comércio aberto...

    1 4 Responder

  • Janjão | 4 dias, 19 horas atrás

    Por esse é por outros motivos me sinto desestimulado de comprar no comércio de Patos de Minas. Um "empresário " que coloca seus funcionários de joelhos na porta da loja não tem a mínima condição de me ter como cliente. Mais do que nunca à partir de agora compras só On line. Mercado Livre, me aguarde.

    13 13 Responder

    Alexandre - 4 dias atrás

    Já vai tarde! By By tristeza, não precisa voltar!

    2 6

    Xxx - 3 dias, 20 horas atrás

    Você já pensou que pode ter sido os próprios funcionários que tiveram a vontade de fazer, para não perder o emprego ,? Que bom. Que você tem dinheiro sobrando neste momento, para poder esbanjar e anunciar as suas compras . Pense no comerciários que vão ficar desempregados . Boas compras

    3 3

  • APP | 4 dias, 20 horas atrás

    As pessoas têm que entender que quem está fechando o comércio é o vírus, e não o Prefeito. O Prefeito, de quem NÃO SOU ELEITOR, não faz mais do que sua obrigação de agir, diante do caos no sistema de saúde.

    12 4 Responder

  • Verdade | 4 dias, 20 horas atrás

    Lá no Zepelin o cara ainda fica com uma arma na cintura

    3 3 Responder

  • Bobeira | 4 dias, 20 horas atrás

    Na verdade eu acho o seguinte. Patrão q é bao não tem nenhum aí na rua fazendo protesto. Eles apenas colocarão os funcionários pra fazer isso pra eles. É uma vergonha pra patos. O povo prefere o dinheiro do q ficar vivo. E os patrão tá lá fazendo farra e os funcionários de joelhos na major gote. Povo besta

    11 7 Responder

  • Realidade | 4 dias, 20 horas atrás

    O dono lá do Zepelin o cara tá rachando de vender e ainda tá reclamando. Ele q deveria ver isso ai pra ver se tem mais consciência. O cara trata os funcionários dele igual cachorro. Um dia eu estava lá esperando um lanche fiquei bobo de ver como ele trata os entregador. Vergonha pra patos. O cara vendendo muito e reclamando imagina esses outros aí q não tem como vender

    7 1 Responder

  • Zé Pikeno | 5 dias, 5 horas atrás

    Muito triste para o comércio. Agora, poderiam fazer um movimento pra prefeitura isentar este ano o IPTU. Onde já se viu? O comércio para e a bonitinha cobrando imposto do povo!?

    7 2 Responder

carregar mais comentários