349669 2216 Ok
Publicado em 18/11/2016
Compartilhe:

Comemoração do Dia da Consciência Negra tem passeata de estudantes no centro da cidade

Nesta manhã, os estudantes fizeram uma caminhada pelo centro da cidade.

Os alunos fizeram faixas e cartazes em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, mas em Patos de Minas estudantes e professores da Escola Estadual Zama Maciel, Escola Adelaide Maciel e Escola Estadual Marcolino de Barros decidiram antecipar a data, que este ano caiu em um domingo. Nesta manhã, eles fizeram uma caminhada pelo centro da cidade.

A ação foi coordenada pelo professor de história, Omar Gonçalves. Depois de conscientizar os estudantes sobre a contribuição da cultura africana para a formação do povo brasileiro, o educador levou os alunos para uma passeata pelo centro de Patos de Minas para conscientizar também a população.

Imagens atualizado em 18/11/2016 • 13 fotos

As tradições do povo africano, trazidas pelos escravos, tiveram contribuição importante e influenciaram na formação política, na religião, nas artes e estão presentes também na cultura do povo brasileiro. O Dia da Consciência Negra é também para demonstrar respeito à cultura afro-brasileira.

O Dia da Consciência Negra foi instituído por lei aprovada em 2003 e sancionada em 2011. Embora a lei não obrigue a decretação de feriado, muitas cidades brasileiras param neste dia para celebrar a data que homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares e morreu em 20 de Novembro de 1695.

Autor: Maurício Rocha

Rovan - Super Banner Rodape - inicio 11-07-17
Postado em 18/11/2016
Compartilhe:

2 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • May | 1 ano atrás

    Venho aqui informa por esse comentario, que nao vi nenhuma escola dando a cara a tapa igual a Escola Estadual Professor Zama Maciel que fez de tudo para comemorar esse dia tão importante para o povo brasileiro Zumbi dos Palmares um grande homem que lutou pela liberdadedos negros Sou negra, toquei na fanfarra liderada por um aluno da propria escola e os alunos queria um passatempo para interagir com a escola gostei muito da iniciativa do professor Omar e dos alunos que aderiram a proposta feita por ele sem discutir Através dessa fanfarra que voce falou que é ridícula os alunos se entumaram uns com os outros, não ficaram so em celulares so se comunicando por mensagens Certamente necessitamos de compreensão e de iniciativas assim como nos da FANFARRA ZAMA MACIEL Agradeco por terem colocado seu ponto de vista Mais antes de criticar alguma coisa primeiro a conheca Bjos

    2 3 Responder

    Deyvison - 1 ano atrás

    Isso aí May, que vão lavar roupas e parar de falar o que não lhe desrespeito

    0 0

  • Curioso | 1 ano atrás

    Por que tem cotas pra tudo (faculdade, concursos etc) e não tem cotas pra política? Por que não tem cotas de negros para vereador, deputado, senador etc? Esses políticos são muito é hipócritas! Se nos concursos é obrigatório porque não é no legislativo? Dois pesos e duas medidas!

    2 3 Responder

  • Zumbi | 1 ano atrás

    Cadê os professores de ensino superior e outros que estavam invadindo escolas? Deveriam participar é de atividades como essa e não estimular os jovens para coisas sem nenhum proveito!

    3 6 Responder

  • Didina | 1 ano atrás

    Parabéns pelo projeto. Agora, a fanfarra do ZM , nem de longe se compara a dos anos passados. Ridícula.

    3 7 Responder

    juaao - 1 ano atrás

    Antes de críticar deveriam saber q esse trabalho da fanfarra foi reaberto pelos próprios alunos se apoio algum da prefeitura tivemos ajuda somente do corpo dosente da escola e outra se n gostou tapa os ouvidos pois iremos continuar com este projeto #furiosa volto com td

    8 0

    Ana - 1 ano atrás

    SIMPLES- Pega e faz melhor, porque criticar e muito fácil. Agora quero vê alunos de outras escolas se unirem para trazer de volta a Fanfarra da escola sem nenhum profissional pra ajudar. Quero vê correr atrás de tudo e coloca a cara a tapa pra levar o nome da escola, quero vê você fazer o que esses alunos fizeram. Esperamos ansiosamente por sua fanfarra ? Da próxima vez, não venha críticar sem antes se informar ou fazer melhor.

    7 0

    Luh - 1 ano atrás

    Juaao,Ana,acho que vocês não deveriam gastar tempo tentando concientizar essa pessoa que ao invés de fazer algo útil ,gastou o tempo dela falando mal de uma coisa que ela não sabe de nada,se ela pensa isso deixa pra lá,o que importa é que a gente vai continuar tocando e fazendo barulho,não vamos parar o que começamos por uns ou outros que falam mal por que não estamos fazendo isso por ninguém,estamos fazendo por nós mesmos,foi uma iniciativa nossa e não temos que dar satisfação pra ninguém. Se somos bons no que estamos fazendo não importa o que importa,é que estamos nos divertindo com isso,se alguns se incomodam não tem nada haver. Se está ruim por que eles não fazem melhor? Podiam ter começado isso antes de nos mas não tiveram nossa coragem e determinação. ????

    3 1

    Deyvison - 1 ano atrás

    Oooo querida, vai fazer bolha na água e deixa de ser seca, n pedimos sua opinião pra tocar sabe pq? Pq sua opinião e como... para nós! Vai tentar se Feliz, e para de cuidar do que não é da sua ossada!! #fica_a_dica

    1 0

    só uma dúvida - 1 ano atrás

    Esse Deyvison é homem ou mulher? O nome parece ser de homem, mas os dizeres são palavras de mulher!

    1 0

  • Zumbi | 1 ano atrás

    Sobrou consciência, faltaram os negros! :smile:

    12 3 Responder

    Felipe - 1 ano atrás

    ... Os negros estão pouco se lixando pra tudo isso. Eles lutam pela igualdade. Vocês acreditam mesmo que isso daí demonstra igualdade? . Isso daí é se posicionar acima os negros, e colocá-los como frágeis. Eles estão acima disso, e as suas campanhas hipócritas sao desnecessárias.

    7 10

    - 1 ano atrás

    Felipe, não acredito que a população negra se sente menosprezada tão pouco afetada com isso, muito pelo contrário. O projeto é de relembrar o percurso caminhado nas premissas da população negra, do sofrimento sofrido para que hoje ambos tivessem seu direitos firmados. O que houve na história não deve ser esquecido ou apagado, e o canto de vitória pela conscientização deste dia deve sim ser cantado, principalmente pela nova juventude.

    11 0

  • Maria | 1 ano atrás

    Parabéns ao Professor Omar Gonçalves e a toda a garotada aí. Muito bom este professor.

    11 8 Responder