349669 2216 Ok
Caiçaras - Full Banner
Publicado em 17/11/2017 por Maurício Rocha
Compartilhe:

Comemoração do Dia da Consciência Negra é antecipado com passeata pelas ruas da cidade

Com faixas, cartazes, bandeiras e fazendo muito barulho, os estudantes seguiram em direção ao Coreto Municipal na Avenida Getúlio Vargas.

Com faixas, cartazes, bandeiras e fazendo muito barulho, os estudantes seguiram em direção ao Coreto Municipal na Av. Getúlio Vargas.

Estudantes de diversas escolas públicas de Patos de Minas saíram às ruas na manhã desta sexta-feira (17) para celebrar o Dia da Consciência Negra. A data oficial é 20 de novembro, mas os estudantes e professores decidiram antecipar a comemoração do dia que marca a morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do Quilombo dos Palmares durante o período colonial.

Com faixas, cartazes, bandeiras e fazendo muito barulho, os estudantes seguiram em direção ao Coreto Municipal na Avenida Getúlio Vargas. “A cor da pele não define a alma de um ser humano”, diz um dos cartazes. A Escola Estadual Zama Maciel abordou a questão do preconceito ainda muito presente na sociedade.

“O preconceito é um fardo que confunde o passado, ameaça o futuro e deixa o presente inacessível.” A discriminação, a luta pela igualdade racial e a cultura afro-brasileira também foram lembrados pelos estudantes. “Não sou descendente de escravos. Eu descendo de seres humanos que foram escravos”, lembrou outro estudante.

O Dia da Consciência Negra é comemorado há apenas três anos em Patos de Minas. Segundo o professor Omar, a iniciativa é para conscientizar os estudantes para que seja criada uma igualdade entre todas as etnias. Para Antônio Ventura, o momento serve também para homenagear as pessoas que sofreram na luta pela igualdade como Zumbi dos Palmares.

Zumbi era líder do Quilombo dos Palmares e lutou pela libertação dos negros até a sua morte. Em 1695, com 40 anos, Zumbi foi assassinado pelo capitão Furtado de Mendonça e seus restos mortais foram expostos em praça pública. O lugar onde era o Quilombo se transformou no Estado de Alagoas.

Imagens atualizado em 17/11/2017 • 35 fotos

Autor: Maurício Rocha Postado em 17/11/2017
Compartilhe:

52 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Dude | 3 semanas, 6 dias atrás

    Eu queria poder responder a altura todos esses comentários hipócritas e idiotas de pessoas que não sabem nem o que estão falando, mas esse site é muito lento e não tenho tempo sobrando como certas pessoas pra ficar esperando, tudo o que tenho a dizer é: Parem de ser hipócritas isso é uma manifestação de escolas, as pessoas que estão criticando provavelmente estão sentadas num sofá não fazendo nada em prol de algo ou alguém, simplesmente esperando outras pessoas fazerem por elas. Ao invés de reclamar do que alguns fazem por que não levantam a bunda dá cadeira e vão a luta pelo que acreditam? Pelo amor de Deus.

    1 7 Responder

  • Chega de hipocrisia | 3 semanas, 6 dias atrás

    Eu nunca vi uma passeata contra a máfia dos sindicatos patronais e de empregados no Brasil! Todo mundo quer é mamar na teta do dinheiro do contribuinte!

    8 2 Responder

  • Qual o custo-benefício da manifestação? | 3 semanas, 6 dias atrás

    Qual o custo benefício de passeata, carreata, bicicletata, tratoraço etc? Se essa molecada estivesse com bons professores tendo aulas em condições de respeito e autoridade nas escolas, o país melhoraria muito mais. A tal de manifestação não serve pra nada a não ser pra dar visibilidade a uma meia dúzia, que se candidata a vereador nas próximas eleições. São massa de manobra esses estudantes, são usados sem nenhum escrúpulos. Todo mundo sabe que preconceito é errado e deve ser punido! Ou tem alguém que acha discriminação coisa certa? O povo tem que avançar, ficam batendo na mesma tecla entra ano e sai ano. Por isso esse país não tem jeito. O Brasil virou o país das manifestações, das associações e dos sindicatos fajutos patronais e de empregados. Aqui em Patos tem associação pra tudo. Adianta o quê? A cidade tem a menor média salarial do Alto Paranaíba, não tem indústria, povo mal criado no trânsito etc etc etc. Tá na hora de muita gente caçar serviço e coisa útil pra fazer.

    4 6 Responder

    Blá blá blá blá blá blá - 3 semanas, 6 dias atrás

    Vc é chato demais, cara.

    5 3

    jared - 3 semanas, 4 dias atrás

    o querida ja tomo conta da sua vida hoje

    0 0

  • Por isso q jamais votarei no Bolsonaro | 3 semanas, 6 dias atrás

    Eu abomino racistas preconceituosos. E vc é um deles. E seu candidato também. Imagina um País governado por um racista? Será o fim dos direitos das minorias. Jamais votaria num sujeito assim.

    5 3 Responder

    Claudio - 3 semanas, 5 dias atrás

    o sogro do Bolsonaro é negro e a esposa dele é mulata. Pesquise antes de afirmar algo.

    0 0

  • Bolsonaro 2018 | 3 semanas, 6 dias atrás

    Esse protestos jamais deveriam existir. Se abrir brechas pra isso, o que será do Brasil? Cheio de gente querendo protestar por qualquer motivo.

    3 5 Responder

    Cala a sua boca suja, preconceituoso - 3 semanas, 6 dias atrás

    Vc é tão preconceituoso quanto seu candidato despreparado. Limpa sua boca suja pra falar de algo tão legítimo.

    5 1

    Vc acabou de provar seu preconceito - 3 semanas, 6 dias atrás

    Que nojo do preconceito q vc defende. Esse tal de Bolsolixo é pior ainda. Um racista.

    3 1

    Diga não ao preconceito - 3 semanas, 6 dias atrás

    Você que não deveria existir seu ...preconceituoso..volta pro útero da sua mãe

    3 1

    Como voltar pro útero se esse cara é filho de chocadeira - 3 semanas, 5 dias atrás

    Esse bando de racistas do Bolsonaro deveriam ser expurgados da sociedade. Vão simplesmente formar uma ideologia Neo-Nazista no Brasil.

    2 1

  • MINHAS DÚVIDAS | 3 semanas, 6 dias atrás

    Que dia vai ser o dia da Consciência Branca ? Se eu chamar um amigo meu de Brancão é discriminação racial ? Qual o dia para se comemorar o Dia dos Hetero ? Os brancos pobres terão cotas quando ?

    11 2 Responder

    Gesso - 3 semanas, 5 dias atrás

    Qtas vezes fui chamada de engessada,por ser branca, ninguém morreu, ninguém matou,aí a gente usava só calça comprida pra num mostrar as pernas e sofrer "bullyng." Afff.

    0 0

    jared - 3 semanas, 4 dias atrás

    o crianças com falta de inteligencia e conteudo me conta qual er a taxa de pessoas brancas que sofrem bullyng e depois compara com a dos negros

    0 0

  • Professor | 3 semanas, 6 dias atrás

    Somos um estado laico e todos os preconceitos deveriam ser combatidos igualmente, inclusive dentro das escolas. Não é incentivar, é combater as diferenças, é mostrar que não há diferença. Os conceitos e preconceitos não deveriam estar ligados ás crenças religiosas. Condenam o estado islâmico extremista que, embora tenha cunhos políticos, como todos os tipos de igrejas, defendem suas idéias com violência física. Preconceitos são violências psíquicas. O dia que a sociedade aprender usar as suas crenças pra si e não para os outros, aí sim vamos ter um mundo melhor.

    2 6 Responder

    Blá blá blá blá blá blá - 3 semanas, 6 dias atrás

    Vc é chato demais, cara.

    2 1

  • Lestat | 3 semanas, 6 dias atrás

    Que tal uma passeata por justiça social e maior igualdade de oportunidades na educação e no campo profissional!!???

    6 0 Responder

    Dude - 3 semanas, 6 dias atrás

    Vai la e passeia entao

    0 4

  • BOLSONARO: RACISTA e HOMOFÓBICO | 3 semanas, 6 dias atrás

    Candidato preconceituoso não merece disputar a Presidência do Brasil.

    3 8 Responder

    Bolsolixo, o candidato dos Analfabetos Políticos - 3 semanas, 6 dias atrás

    Quem vota nesse cara é mt pior do ele. Preconceituoso, racista e homofóbico. Defensor da ditadura militar e da tortura.

    2 1

    Pra que eleger um candidato NEO-NAZISTA? - 3 semanas, 6 dias atrás

    Esse tal de BOLSONABO não passa de um NEO-NAZISTA. Ele defende as mesmas idéias de ADOLF HITLER. Simples assim.

    2 1

    Franco - 3 semanas, 6 dias atrás

    E Você o que é? Isso que faz, atacando o BOLSONARO, não seria preconceito, racismo ou heterofobia??

    1 2

    Claudio - 3 semanas, 5 dias atrás

    Bolsonaro nazista kkkk, nao sabe nem o que esta falando.. Ele é contra o aborto, eutanasia, é a favor da familia, liberação de armas, e do livre mercado para geração de empregos. Partidos comunistas destruiram o Brasil, acabaram com postos de empregos, a liberdade de andar nas ruas sem ser assaltados e a saude publica então nem se fala.

    1 1

  • Kunta Kinte | 3 semanas, 6 dias atrás

    Antes de querer combater a desigualdade racial, deveria-se lutar contra a desigualdade social, que é muito mais danosa para a sociedade.

    4 0 Responder

carregar mais comentários