Centro de Referência Integrado Viva Vida.

Com as doenças sexualmente transmissíveis não se pode brincar e a prevenção continua sendo a melhor forma de eliminá-las da sociedade. Para comemorar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, uma ação com profissionais de saúde do Município de Patos de Minas e universitários do UNIPAM está programada para acontecer neste domingo (1º). A Capital do Milho continua registrando novos casos da doença e é preciso se cuidar.

A Assistente Social, Lílian Cláudia A. Sá Bernardes, do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, explicou que a AIDS é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Os pacientes soropositivos que têm ou não AIDS, podem transmitir o Vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

O Sistema único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente testes para diagnóstico do HIV (o vírus causador da AIDS), e também para diagnóstico da Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Os testes rápidos são práticos e de fácil execução. Eles podem ser realizados com a coleta de gotas de sangue e fornecem o resultado em 30 minutos. Em Patos de Minas, os testes são feitos em todas as Unidades Básicas de Saúde- UBSs- e no Centro de Testagem e Aconselhamento-CTA/SAE-Serviço de Assistência Especializada, onde é feito todo tratamento e a oferta da medicação, situado na Rua Doutor Noé Ferreira, 121, Bairro Bela Vista. O telefone para contato é o 3822.9629. Os testes são realizados preferencialmente na segunda-feira de 8h00 às 12h00.

No dia 1º de Dezembro é comemorado o Dia Mundial da Luta contra a Aids, um dia que, cada ano, deve servir para desenvolver e reforçar o esforço mundial na luta contra a Aids. De acordo com a Assistente Social, o objetivo deste dia é estabelecer o entrelaçamento de comunicação, promover troca de informações e experiências, e de criar um espírito de tolerância social.

Lílian aproveitou para convidar toda a população para participar do evento que acontecerá domingo (1º), no Parque Municipal do Mocambo, de 8h00 às 12h00. Serão distribuídos preservativos masculinos, femininos e lubrificantes. Também serão ofertados testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C.

A equipe do CEAE- Centro Estadual de Atenção Especializada- participará com orientações sobre a importância da atividade física, alimentação saudável para prevenção de diabetes, mellitus, verificação de PA, cálculo de massa corpórea, Alunos de Psicologia e Nutrição do UNIPAM participarão das atividades.