Os números foram divulgados pelo Major Michel.

O Comando do 15º Batalhão da Polícia Militar, unidade que abrange Patos de Minas e mais 12 cidades do Alto Paranaíba, divulgou nesta quarta-feira (06) números expressivos na redução da criminalidade na região. Em comparação com os 10 primeiros meses do ano passado, já são menos 1077 furtos e menos 205 crimes violentos.

De acordo com os números divulgados pelo Major Michel, que está respondendo pelo comando do 15º BPM, a redução na criminalidade de janeiro a outubro, em comparação com este mesmo período de 2018, chegou a 33% nos furtos e 38% nos crimes violentos. Os números também mostram que foram realizadas 396 ações de repressão ao tráfico de drogas, 438 reuniões comunitárias, 402 pessoas presas por ordem judicial e 190 armas de fogo apreendidas.

O oficial destacou diversas ações que vêm sendo realizadas para chegar a estes resultados, como: a melhoria da coordenação e controle do policiamento, ou seja, melhor gestão do policiamento, emprego do policiamento técnico com base em estatísticas e teorias de prevenção ao crime, aumento da visibilidade da PM com ocupação de pontos estratégicos; aumento das operações com maior eficiência do uso da inteligência policial e abordagens a pessoas suspeitas.

E as ações abrangem mesmo diversas áreas do trabalho policial. De acordo com o major Michel, há também maior intensificação no monitoramento de infratores contumazes e aumento no cumprimento de mandados de prisão; aumento da apreensão de armas de fogo e armas brancas com infratores; aumento da repressão ao tráfico de drogas, desincentivando outros crimes relacionados; auto índice de prisão de autores de crimes violentos sendo que a cada 3 crimes, em 2 os autores são presos em flagrante; melhoria do policiamento comunitário com criação de redes de proteção preventivas nos bairros e motivação e valorização dos policiais militares.

O oficial destacou que, com todas estas ações, toda a sociedade ganha, já que há melhoria da segurança para o povo. “São 310 mil habitantes da área do 15º BPM em 13 municípios”, informou. E no estado, os números também se destacam. De acordo com o Major Michel, o 15º BPM está no 10º lugar dentre 87 unidades com relação à redução de crimes violentos e 4º lugar na diminuição dos furtos. “Nós pedimos que a sociedade continue ajudando levando suas denúncias através do 181”, destacou.