Ao invés de uma companhia instalada em um prédio fixo, a Polícia Militar de Minas Gerais está adotando bases móveis  para atender a população e reduzir os índices de criminalidade. A estratégia está sendo implantada em todo o Estado e em Patos de Minas as mudanças já começaram. Todas as companhias serão levadas para o interior do 15º BPM.

A Companhia 156ª da Polícia Militar, que estava instalada no bairro Abner Afonso, já foi levada para as dependências do Batalhão. O prédio foi devolvido à Prefeitura de Patos de Minas, que deverá dar uma nova destinação para o imóvel. O posto policial que funcionava na Praça Desembargador Frederico também foi desativado.

Segundo o comandante do 15º BPM, tenente-coronel Azevedo, a 86ª Companhia da Polícia Militar, que funciona no Projeto Saci, em frente ao Cemitério Municipal de Santa Cruz, também será levada para o interior do Batalhão. Esta mudança deverá demorar um pouco mais porque depende também da mudança do Sistema Olho Vivo. Novos cabos terão que ser instalados para que o sistema chegue ao interior do 15º BPM.

Com a redução do número de sedes, a Polícia Militar não precisará destinar policiais para vigiar os prédios públicos e poderá destinar esses militares para aumentar o efetivo nas ruas. Ao invés de ter um prédio fixo, o comando da corporação poderá utilizar bases móveis que oferecem uma boa estrutura e poderá atender os pontos de maior demanda por segurança.

De acordo com o tenente-coronel Azevedo, a Polícia Militar já está conseguindo aumentar o policiamento nas portas das escolas, na região central da cidade e na Orla da Lagoa Grande. Segundo o comandante do 15º BPM, o número de crimes violentos já teve redução em Patos de Minas e os esforços vão continuar para que os índices de criminalidade caiam ainda mais.