Os irmãos Laize e Matheus emocionaram a todos.

Para se transformar uma nação, nada é mais importante do que a educação. Este pensamento é praticamente unânime entre as autoridades. No entanto, há muito o que ser feito. Nesse sábado (27), a Escola Municipal Maria Inez, no Bairro Ipanema, promoveu o Dia da Família com várias atividades para reforçar a importância dos pais na educação dos filhos.

A primeira atividade foi uma palestra ministrada pelo Tenente Vinícius da Polícia Militar. Durante cerca de 1 hora, o oficial discorreu sobre os aspectos legais do poder familiar e da importância dos pais na educação dos filhos. Mostrando fatos reais, o militar reforçou a importância de os responsáveis se empenharem com exemplos para ensinar valores às crianças.

Mostrando dispositivos legais, o oficial também mostrou que os pais são responsáveis por tudo que os filhos menores praticam, por isso devem estar atentos à educação deles. Ele também esclareceu que a “Lei da Palmada” surgiu apenas para evitar os abusos na correção dos filhos. “Nem precisa dela, vários dispositivos legais já protegiam as crianças destes abusos”, afirmou.

Após a palestra, os presentes puderam assistir a diversas apresentações. A primeira foi a Peça Teatral “A Lenda de Iara” apresentada pelos alunos do oitavo ano. Em seguida, vieram diversas apresentações de dança, canções e declamações. Tudo reforçando a importância dos elos familiares. As canções “Oração da Família e “Rap da Família” foram cantadas e coreografadas para ressaltar os valores familiares.

Mas foi ao final que veio a maior mostra de sentimento familiar. Os alunos Matheus e Laize, que são irmãos, levaram todos às lágrimas com um balé mais que emocionante. A irmã bailou no palco da escola com o irmão, que foi vítima de toxoplasmose e só se locomove através de uma cadeira especial. A cada passo um novo sentimento. Ao final, pais e professores tiveram que enxugar as lágrimas.

Com mais de 800 alunos, a diretora da escola, Gláucia Aparecida de Lima, destacou a participação dos pais no evento preparado por todos os professores e alunos da escola. Ela reforçou que é muito importante a participação dos pais na educação dos filhos e que a escola não consegue suprir a educação familiar.

Autor: Farley Rocha