A Copasa foi alvo de inúmeras reclamações na última semana. A Companhia deixou pelo menos 20 bairros da cidade e milhares de consumidores sem água. Alguns moradores relataram que ficaram até três dias sem receber água tratada. Diante de tantas reclamações, o Patos Hoje decidiu questionar o advogado Arnaldo Queiroz sobre o andamento da ação que tramita na Justiça contra a Copasa.

Segundo Arnaldo Queiroz, a Ação Judicial que questiona a cobrança da Taxa de Esgoto em Patos de Minas tramita na Justiça há mais de 10 anos e ainda não teve uma decisão definitiva em primeira instância. Em 2018, a Justiça concedeu liminar proibindo a cobrança da tarifa e os consumidores chegaram a receber talões somente com valor referente a água, mas a decisão foi derrubada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais e a Taxa de Esgoto voltou a ser cobrada.

Arnaldo Queiroz e os milhares de consumidores patenses entendem que a Copasa não cumpre o contrato assinado com o município e que, por isso, não poderia estar cobrando a Tarifa de Esgoto. Ele explica, no entanto, que será necessário que a Justiça julgue a ação que está tramitando em Patos de Minas para que a Companhia seja obrigada a interromper a cobrança.

Com relação à demora para que a ação seja julgada, Arnaldo alertou que a participação dos moradores, fazendo uma pressão popular  será fundamental para que o Judiciário perceba a importância do julgamento desta ação.