Laboratório Água e Terra e seu colaboradores.

Patos de Minas possui um das mais importantes empreendimentos no ramo de analises de água e solo do país. É o Laboratório Água e Terra, que ao longo dos últimos anos alcançou números e resultados que impressionam. No próximo dia 22 de março, o Laboratório Água e Terra completa 13 anos de existência e com muitos motivos para comemorar.

Prestando serviços de avaliação da qualidade da água e do solo para os seus diversos usos, o Laboratório Água e Terra realizou, ao longo de sua trajetória, quase 1 Milhão de ensaios e expandiu sua área de atuação para diversos estados, tendo seus trabalhos direcionados para os estudos de qualidade e proteção dos solos, recursos hídricos e ambientais. Também realiza análises foliares; em efluentes domésticos e industriais; avaliação de emissões atmosféricas e da composição de sedimentos; e em comunidades biológicas, como peixes e macrófitas.

Por último, o Laboratório Água e Terra implementou o DAO (Direcionamento e Acompanhamento de Operação), serviço que avalia de forma detalhada o sistema de tratamento de água e/ou efluente existente. Com este trabalho, a empresa consegue direcionar ações para melhorar sua eficiência e reduzir custos. Erika Vita - Diretora do Laboratório Água e Terra, destacou o trabalho realizado ao logo desses quase 13 anos.

O Laboratório Água e Terra tornou-se referência no mercado, despontando como uma das empresas de análises de água e solos mais diplomadas do país, estando a frente de grandiosos projetos como o monitoramento ambiental de Usinas Hidrelétricas da Cemig (Irapé, Sá Carvalho, São Simão, Miranda.), de Furnas (Batalha, Corumbá, Itumbiara, Serra da Mesa) e da Chesf (Sobradinho, Itaparica, Paulo Afonso, Boa Esperança e Xingó), além, da realização de análises das águas do Rio Doce após o rompimento da barragem em Mariana/MG.

Um dos trabalhos de maior relevância realizado pela empresa é o monitoramento da qualidade de água no rio São Francisco, um dos mais importantes rios do Brasil e América do Sul. São mais de 1.500 Km de monitoramento, iniciando no municípios de  Barra e Chique Chique no estado da Bahia, até Penedo e Piaçabuçu em Alagoas, no encontro do rio com o oceano Atlântico.

Para garantir a qualidade e confiabilidade dos serviços prestados a empresa conta com uma estrutura física moderna e adequada ao ambiente de trabalho, além de uma equipe técnica qualificada, preparada e treinada para realizar os trabalhos de forma a otimizar o custo e tempo das atividades. A sede da empresa está situada na cidade de Patos de Minas, Alto Paranaíba no Estado de Minas Gerais e também dispõe de uma filial no estado da Bahia, em Paulo Afonso.

Desde 2010, o Laboratório Água e Terra detém o reconhecimento de competência técnica ISO/IEC 17025:200. O escopo do laboratório tem mais de 100 parâmetros reconhecidos, incluindo os realizados em campo que transcorrem com os mesmos critérios de qualidade dos que são realizados na sede da empresa. O Laboratório possui acreditação a nível internacional – CGCRE – CAL 1311, o que garante confiabilidade nos resultados.

Para obter mais informações sobre os serviços da empresa – os interessados podem entrar em contato com o Laboratório Água e Terra, que fica na Avenida Marabás, 3737 – Bela Vista, Patos de Minas ou pelo telefone (34) 3818-5656.