A prefeitura autorizou a reabertura das lojas de forma parcial, mas as vendas estão longe do ideal.

Assim como ocorre em diferentes partes do país, o comércio patense vive um momento de grande dificuldade. A prefeitura autorizou a reabertura das lojas de forma parcial, mas as vendas estão longe do ideal. Em alguns casos, os negócios chegaram a cair mais de 80%. Manter a loja funcionando tem dependido de muitas negociações.

A primeira iniciativa dos lojistas para suportar o momento difícil foi tentar reduzir os preços dos aluguéis. Manter uma porta aberta no centro de Patos de Minas, por menor que seja, principalmente na rua Major Gote, não é barato. Mas a maioria dos proprietários de imóveis reconheceu a dificuldade e aceitou negociar.

Géssica Cristina Trigueiro é corretora de uma imobiliária em Patos de Minas. Ela explica que a grande maioria dos lojistas que buscaram a imobiliária para negociar conseguiu reduzir os valores dos aluguéis pelos próximos meses.  “A maioria dos proprietários de imóveis teve a sensibilidade em relação a isso, por entender o momento que a gente está passando”, afirmou Jéssica.

A corretora de imóveis explicou que os casos foram negociados de forma individual. “Alguns negociaram 30%, 50% (do valor do aluguel), foram diversas essas negociações”, afirmou Géssica. Ela ressaltou a importância do bom senso entre as partes até que a crise seja superada. Proprietários de imóveis que se mostraram irredutíveis acabaram perdendo cliente e ficando com imóvel vazio.