Uma palestra foi preparada com o delegado regional Luiz Mauro Sampaio.

Nesse sábado foi dada a largada da Semana Nacional de Prevenção, Tratamento e Política sobre Drogas organizada em Patos de Minas pela Ong Amor Exigente. A semana começou com uma blitz nas principais ruas da cidade e, na tarde desta segunda-feira (24), uma palestra foi preparada com o delegado regional Luiz Mauro Sampaio.

A palestra aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Vereadores e reuniu várias pessoas. De acordo com Wilson Papala, vice-presidente da Ong Amor Exigente, esse trabalho da semana de prevenção às drogas é feito a cerca de cinco anos e vem apresentando resultados positivos na cidade. Segundo ele, é preciso que mais pessoas se conscientizem dos perigos das substâncias lícitas e ilícitas para a sociedade.

“Tudo aquilo que vicia é prejudicial ao ser humano. Nós tratamos de assuntos relacionados a drogas e não podemos esquecer das drogas lícitas também, como o álcool que é tão ruim para a saúde”. Para bater um papo com os presentes, o delegado regional Luiz Mauro Sampaio foi chamado e falou sobre as estatísticas dos últimos meses relacionados aos crimes violentos motivados por uso de drogas em Patos de Minas.

Ele conversou com nossa equipe de reportagem e disse que houve uma queda expressiva de crimes violentos na cidade e atribuiu isso ao trabalho incansável das policias civil e militar em parceria com a população patense. “Os dados mostram claramente a redução dos crimes violentos em decorrência do uso de drogas, foi uma queda de mais de 50% dos casos”. O delegado regional também falou a respeito dos motivos que levam uma pessoa a entrar no mundo das drogas ilícitas.

Segundo ele, um dos principais motivos está ligado ao bullyng e principalmente ligado às pessoas que o praticam. A Semana Nacional de Prevenção, Tratamento e Política sobre Drogas vai até o fim dessa semana com mais palestras, mesas redondas, bate papos e homenagens.