Autoridades civis e militares participaram da inauguração.

O Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM- inaugurou na tarde desta segunda-feira (18) o Centro Clínico Odontológico-CCO. Com uma estrutura invejável e equipamentos de última geração, o espaço foi bastante elogiado pelos universitários do curso. O investimento foi de cerca de R$12 milhões. O prédio de três andares possui 4400 m² e é referência em acessibilidade. O atendimento à população carente vai começar no próximo ano.

O CCO está situado na Avenida Marabá, ao lado do Centro Clínico Médico também do UNIPAM. Autoridades civis e militares participaram da inauguração. O Reitor do UNIPAM, Milton Roberto de Castro Teixeira, falou da alegria de inaugurar mais este empreendimento para a população. “O que nos dá mais alegria é poder proporcionar atendimento odontológico para a população mais carente. O serviço será gratuito ou perto disso”, afirmou.

A coordenadora do curso de Odontologia, professora Patrícia Pereira, informou que os atendimentos começarão em 2018. “Neste semestre, os alunos aprenderão as técnicas necessárias para realizarem os atendimentos odontológicos, e realizarão a prática nos próprios colegas. No próximo semestre, já estarão prontos para cuidarem da saúde bucal da população, sempre com a orientação dos tutores”, afirmou.

Os 114 universitários do curso de odontologia também participaram da inauguração. Eles apresentaram cada espaço do prédio e destacaram a modernidade de cada equipamento. Eles ressaltaram que o Centro é amplamente adequado aos estudos, permitindo que todos conquistem as práticas necessárias para o exercício profissional.

E tem mais. O prédio é referência em acessibilidade. De acordo com o arquiteto responsável, Marcelo Rodrigues, o prédio atende a todas as exigências da Norma 9050 de 2015, que define os requisitos necessários para transformar edificações em ambientes acessíveis. “Isso quer dizer que o Centro Odontológico está 100% preparado para receber pessoas com qualquer tipo de deficiência permanente ou temporal”, explica. O edifício de três andares ainda está de acordo com a Lei Federal de Acessibilidade.

As adaptações foram realizadas desde o ponto de ônibus, localizado em frente à construção, onde uma rampa foi construída para garantir a entrada de todos. Na recepção, a altura da bancada permitirá que cadeirantes sejam atendidos, sem dificuldades. Sílvio Rodrigues, atleta do time de Basquete sobre Rodas do UNIPAM, visitou o local e aprovou as adaptações. “Fico muito feliz em transitar em um lugar tão bem planejado, que facilita e garante o acesso de todos”, comenta.

Para auxiliar os deficientes visuais, foram instalados mapas táteis em todos os andares. Em caso de dúvida, os pacientes podem utilizar o interfone para receber o atendimento de um dos funcionários. Isso sem falar nas sinalizações localizadas no corrimão, que indicam em qual andar o paciente se encontra. Além disso, os banheiros, bebedouros e clínicas foram adaptados para receberem qualquer pessoa que necessite de um atendimento no CCO. O edifício conta ainda com elevadores.