O teto ficou muito baixo e não cabem os veículos de socorro.

Os moradores cobraram esta semana que o Posto Avançado do SAMU/Corpo de Bombeiros no bairro Alvorada, obra de quase R$310 mil, seja inaugurado. Tudo está pronto. No entanto, um erro no projeto iniciado em 2016 acabou por deixar as ambulâncias fora da garagem. O teto ficou muito baixo e não cabem os veículos de socorro. Os moradores também cobram uma limpeza no local.

A obra iniciada na gestão passada era para ter sido concluída em fevereiro de 2017, no entanto quase um ano e meio se passou e o posto continua sem funcionar. Tudo está pintado, o local cercado e até a jardinagem realizada. No entanto, não foi possível fazer a inauguração porque a garagem ficou muito baixa e as ambulâncias não passam no local.

Uma modificação deve ser feita para que haja a inauguração do posto. O objetivo da obra é descentralizar o atendimento, permitindo que as respostas às urgências e emergências estejam ainda mais próximas do cidadão, de forma rápida e ágil na região do Alvorada, Barreiro, Quebec, Sorriso, Nossa Senhora de Fátima, Rosário, Caramuru, Alto Caiçaras, Nossa das Graças, Padre Eustáquio, Itamarati e Sorriso, Coração Eucarístico, Cerrado e o campus da UFU.

Conforme informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, a estrutura do posto é moderna e vai abrigar o Serviço de Urgência e Emergência, como atendimento pré-hospitalar integrado dos Bombeiros e Samu, os setores de salvamento e de combate a incêndio, além de um depósito humanitário da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Compdec).

O Patos Hoje conversou com o Coordenador Geral do SAMU em Patos de Minas, Alexander Gonçalves, e ele confirmou o erro no projeto. Segundo ele, o projeto foi realizado na gestão passada e o SAMU não participou da execução. Alexander também disse que o posto terá pouca funcionalidade para o SAMU, já que sua base principal já atende essa região. “A necessidade do SAMU é de um posto na parte baixa de Patos de Minas”, afirmou.

Segundo Alexander, para que o SAMU funcione no local desta forma, a ambulância terá que ficar no lavador. “Por causa dos remédios e equipamentos, as ambulâncias não podem ficar expostas ao sol”, explicou. O Capitão Artur do Corpo de Bombeiros também confirmou o problema e disse que a Prefeitura terá que fazer uma modificação no projeto para a inauguração. Ele também viu a necessidade de se firmar novamente o convênio SAMU/Corpo de Bombeiros.