Advogada Mariana Pires de Mendonça

A violência doméstica é um crime que cresce a cada dia no país de acordo com dados do Ministério de Segurança Pública. As mulheres são as principais vítimas de violência doméstica. Nossa equipe de reportagem conversou com uma advogada especialista na defesa da mulher contra esse tipo de violência e apesar do assunto ter tomado uma proporção gigantesca nos últimos anos, ainda existem muitas pessoas que não denunciam por medo, principalmente, de perder a vida.

De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos, de janeiro a julho de 2018, foram registrados 27 feminicídios, 51 homicídios, 547 tentativas de feminicídios e 118 tentativas de homicídios. No mesmo período, os relatos de violência chegaram a 79.661, desse número, 37.396 são referentes à violência física e 26.527 referente à violência psicológica. Os dados abrangem cárcere privado, esporte sem assédio, homicídio, tráfico de pessoas, tráfico internacional de pessoas, tráfico interno de pessoas e as violências físicas, morais, obstétricas, patrimoniais, psicológicas e sexuais.

Nós conversamos com a Dra. Mariana Pires de Mendonça. Ela é advogada e também trabalha com palestras a respeito do tema em Patos de Minas e região. Segundo ela, as mulheres ainda passam por situações de medo e por isso muitas não denunciam os abusos que sofrem dentro de casa. Pensando nisso, a cidade receberá uma casa de apoio para mulheres que sofreram algum tipo de violência doméstica e precise de um lugar para se abrigar.

De acordo com a Dra. Mariana, o local irá oferecer serviços psicológicos, judiciais e financeiros até que a vítima consiga se reestruturar. E os casos de violência doméstica continuam acontecendo e um deles chamou a atenção na semana passada. Um empresário patense que foi preso após agredir a terceira companheira. Ele já havia agredido duas mulheres com quem mantivera relacionamento. Essas mulheres se separaram dele e fizeram a denúncia, mas nada foi feito. A terceira companheira denunciou as agressões do empresário e com a consultoria judicial da Dra. Mariana, ele foi preso e responderá pelos atos praticados.

É extremamente importante que a vítima de violência doméstica denuncie o agressor antes que seja tarde demais. A advogada ainda explicou que, violência doméstica, não é apenas a que é praticada pelo marido contra a mulher. É caracterizada também contra filhos, primos, avós, netos, independente do sexo da vítima e do agressor. Caso qualquer pessoa esteja passando por algum tipo de violência basta ligar no 181 e realizar a denúncia. Vizinhos e pessoas próximas à vítima também podem denunciar.