Hospital Regional de Patos de Minas.

A preocupante velocidade em que o número de casos de Covid-19 vem aumentando em Patos de Minas e na região tem feito com que as autoridades de saúde busquem alternativas de atendimento para os pacientes que não param de chegar. O Hospital Regional, que ainda é a única referência para toda a região, voltou a ter todos os leitos de UTI ocupados nesta manhã de quarta-feira (24). A direção busca alternativas para ampliar a capacidade de atendimento.

Em documento encaminhado às autoridades de saúde do Estado e do Município, a direção do Hospital Regional Antônio Dias solicita o remanejamento do serviço de Maternidade ou do serviço de Trauma para outra unidade hospitalar, para que tenha condições de abrir espaço para a instalação de novos leitos.  A intenção é criar mais 10 leitos de UTI adulto e 10 leitos de enfermaria exclusivos para pacientes com Covid-19.

Atualmente, Patos de Minas tem 10 leitos de UTI e 9 leitos de enfermaria no Hospital Regional para atender toda a região. Esses leitos já estão totalmente ocupados. Na UPA, a Prefeitura abriu 10 vagas para pacientes com coronavírus, sendo dois com respiradores para estabilização das pessoas com Covid-19 até a abertura de vagas em hospital. Segundo a Prefeitura, o Centro de Atendimento atendeu mais de 100 pacientes em apenas 48 horas.

A informação é de que já existe paciente esperando vaga no Hospital Regional para transferência. Como os leitos de UTI disponibilizados no Hospital São Lucas ainda aguardam autorização do Ministério da Saúde, existe a preocupação de que o serviço de saúde entre em colapso em pouco tempo. “Uma vez que poderá ocorrer, em breve, conforme informações amplamente divulgadas, colapso no sistema de atendimento aos pacientes graves infectados pelo novo coronavírus” diz a nota.

A nota não deixa claro se o Hospital Regional já conseguiu os respiradores e monitores para instalar os novos leitos. Como demonstra a preocupação apenas com o espaço físico, o que da a entender é que o hospital já conseguiu os equipamentos necessários para montar os 10 novos leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria para a Covid-19.