Dona Eliene Santana da Silva amanheceu com o quintal cheio de terra.

É só começar a chover com um pouco mais de intensidade que os moradores da rua Canjeranas no bairro Jardim Esperança perdem o sossego. Com casas construídas debaixo de um barranco que chega a cinco metros de altura, eles sofrem com o risco constante de deslizamentos de terra. O problema não é de agora e se agrava a cada ano.

Nessa segunda-feira (19), a dona Eliene Santana da Silva amanheceu com o quintal cheio de terra. Uma pequena parte do barranco desceu e chegou até a parede de sua casa. É sinal de alerta do que pode ocorrer com as várias casas que estão localizadas na rua Canjeranas. A dona Eliene disse que os moradores estão fazendo vigília durante a noite.

As casas que estão ameaçadas pelo deslizamento de encostas na rua Canjeranas foram construídas em terrenos doados pela Prefeitura. Porém, antes da construção, houve a retirada de terra de forma desordenada, o que formou um grande barranco. A Prefeitura prometeu construir um muro de arrimo no local em diferentes gestões, mas nenhuma foi cumprida.

Cada ano que passa uma parte do barranco desce e ameaça mais a vida dos moradores. Eles cobram providências por parte do poder público, que na época entregou terrenos que não ofereciam condições de segurança para os habitantes. Além dos moradores da rua Canjeranas, as famílias que moram em cima também estão correndo risco de vida.

O coordenador da Defesa Civil de Patos de Minas, tenente Fernandes, esteve no local nessa segunda-feira (19) e constatou que existe um risco real de desabamento no local. A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que um relatório da situação foi encaminhado para a Administração Municipal que ainda estuda o que poderá ser feito no local.