Os moradores do bairro se reuniram para receber as placas indicando o monitoramento.

A união de esforços pode ser a chave para combater a criminalidade. Sabendo disso, os moradores do Bairro Boa Vista se mobilizaram e montaram a Rede de Vizinhos Protegida, que é um sistema idealizado pela Polícia Militar. A rede que já funciona em vários outros bairros de Patos de Minas é garantia de prevenção de delitos.

Na noite dessa quarta-feira (22), os moradores do bairro se reuniram para receber as placas indicando o monitoramento. A Tenente Vanda da Polícia Militar deu algumas orientações aos moradores para um melhorar o funcionamento da rede.  Um grupo no whatsapp foi criado para que os moradores possam se comunicar sobre fatos relevantes sobre segurança pública.

A oficial explicou que os moradores devem ter disciplina para não enviarem ao grupo mensagens que não são relacionadas com segurança e solicitaram que os moradores conheçam e saibam da rotina dos vizinhos mais próximos. A medida é importante para que os moradores possam reconhecer qualquer situação delituosa.

Tenente Vanda ressaltou que já são mais de 10 redes criadas em Patos de Minas com o intuito de prevenir a criminalidade. “Realmente há uma queda na criminalidade onde foram criadas as redes”, destacou. Ela também reforçou a filosofia do sistema que é criar uma rede de moradores para evitar a ação de criminosos.

Elenice Zaggo, moradora que cedeu a casa na Avenida Continental para a reunião dos moradores, falou da importância da rede. “Eu e meu marido tivemos a ideia de instalar o sistema ao ver que já estava funcionando em outros bairros”, informou. Os moradores resaltaram que a placa, padrão em todo o Estado de Minas Gerais, por si só não é capaz de inibir os criminosos, mas com a união dos moradores poderá prevenir a ocorrência de crimes.

Autor: Farley Rocha