Os casos de abusos sexuais têm acontecido com frequência. Nesta semana em Patos de Minas, a Polícia Militar foi acionada após receber a denúncia de que uma criança de 8 anos vinha sendo violentada pelo padrasto. A Polícia Civil está investigando o caso. Para interromper a continuidade desses crimes, um vídeo direcionado para as crianças vem sendo recomendado.

As pedagogas Glaucia Aparecida de Lima e Taís Moreira dos Santos Carvalho recomendaram o vídeo que expressa de forma bastante simples como as crianças podem se proteger de possíveis abusos. De forma didática, o vídeo ensina as crianças a perceberem as condutas criminosas. “Ele tem uma linguagem clara e é bem ilustrativo”, ressaltou Taís.

O vídeo demonstra que as crianças não podem permitir que nem familiares lhes toquem nas partes íntimas, não devem aceitar convites para ver pessoas sem roupas na internet e devem denunciar sempre que se sentirem mal com atitudes que causem tristeza. O vídeo está sendo encaminhado aos pais para que eles deixem os filhos assistirem.

Gláucia e Taís também destacaram que não vê mal nenhum em exibir o vídeo para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.  Uma melhor percepção das crianças pode evitar que casos como o registrado esta semana voltem a acontecer. Neste último caso, a criança estaria sendo abusada desde os seis anos de idade pelo padrasto.

O delegado Saulo Santos da Delegacia de Crimes contra Menores e Mulheres informou que o inquérito para apurar este suposto abuso já foi aberto e a criança passou por um exame de corpo delito para confirmar se houve o estupro. O policial informou que está aguardando o resultado da análise para começar a ouvir os envolvidos. O padrasto negou o crime.