O governador Romeu Zema, autoridades estaduais e municipais de toda a região participam da cerimônia.

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Nelson Missias de Morais preside na manhã  desta quinta-feira (14) a solenidade de inauguração da 4ª Vara Cívil da Comarca de Patos de Minas. O governador Romeu Zema, além de autoridades estaduais e municipais de toda a região também participam da cerimônia. A criação de mais uma vara era um sonho antigo da comunidade.

A criação da 4ª vara é uma conquista que vinha sendo pleiteada há muito tempo pela comunidade jurídica e pelos moradores. São milhares de processos correndo atualmente nas 3 varas existentes e a longa duração prejudica a prestação da justiça. Um novo cargo de juiz para a Vara dos Juizados Especiais também foi criado.

O Diretor do Foro da Comarca de Patos de Minas, o Juiz de Direito José Humberto da Silveira, disse que atualmente há cerca de 24 mil processos em andamento nas 3 varas existentes. Com a inauguração da 4ª Vara, os processos serão redistribuídos o que vai encurtar a duração dos processos. “É uma carga muito pesada para os juízes que não vinham conseguindo atender de forma eficiente as demandas”, ressaltou.

Como as outras já existentes, a 4ª Vara Cível ficará responsável por uma gama muito grande de assuntos, como: contratos, casos de família, inventários, retificação, reparações de danos e etc. E todo o espaço já está montado no 4º andar do Fórum Olympio Borges para o funcionamento. “Móveis, computadores e programas já foram instalados”, informou o diretor do Foro.

O presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias e o governador Romeu Zema comandaram o descerramento da placa de inauguração da nova Vara Cívil da Comarca de Patos de Minas.

Durante solenidade a Cámara Municipal de Patos de Minas entregou título de cidadão honorário ao desembargador André Luiz Amorim Siqueira. O diretor do foro, juiz José Homberto da Silveira prestou homenagem ao presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias e também ao governandor Romeu Zema.