Em Patos de Minas, 80% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde foi alcançada até agora.

Os pais de crianças de um ano a menores de 5 anos têm somente até esta sexta-feira (31) para imunizarem os filhos contra o Sarampo e a Poliomielite. Todas as crianças nessa faixa etária devem ser levadas a uma unidade de saúde para receber a dose da vacina. Essas doenças estão erradicadas no Brasil, mas ainda representam risco para a população, como o Sarampo que tem registrado casos, inclusive com mortes, nos últimos dias.

Em Patos de Minas, 80% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde foi alcançada até agora. A expectativa é de que este percentual aumente neste último dia da Campanha. Além do convite aos pais, equipes da Secretaria Municipal de Saúde vão percorrer os Centros Municipais de Educação Infantil para vacinar as crianças que ainda não foram imunizadas.

A poliomielite pode levar a uma paralisia de membros inferiores nas crianças e deixar sequelas permanentes, além de causar insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte. O Brasil vive surtos de sarampo em alguns estados e, por ser uma doença grave e de fácil disseminação, já que é transmitida pela fala, tosse e espirro, deve ser prevenida com a vacina injetável. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.

Este ano, a vacinação é feita de forma indiscriminada, o que significa que mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço. No caso da pólio, as crianças que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida estão recebendo a vacina injetável e as que já tomaram uma ou mais doses devem receber a oral. Para o sarampo, todas as crianças com idade entre um ano e menores de 5 anos recebem uma dose da tríplice viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.