Comércio no centro de Patos de Minas. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

O número impressiona. Patos de Minas alcançou a marca de 37 mil pessoas, segundo dados do SPC Brasil. O Serviço de Proteção ao Crédito divulgou na última semana um crescimento no número de inadimplentes no país. Os dados divulgados na última pesquisa mostram que 41% da população adulta esteja com restrições no CPF.

Em Patos de Minas, o levantamento mostra que uma em cada quatro pessoas não conseguiu honrar compromissos e hoje está enfrentando dificuldades para obter financiamentos ou realizar compras parcelas. Se levar em conta apenas a população adulta, o percentual sobe e chega próximo da média nacional.

Segundo o SPC Brasil, o número de pessoas inadimplentes vem aumentando há 11 meses seguidos. Em número absoluto, estima-se que aproximadamente 62,9 milhões de brasileiros estejam com o nome inscrito no Serviço de Proteção ao Crédito.  A maior parte dos inadimplentes está compreendida na faixa dos 30 aos 39 anos: são 17,9 milhões de pessoas nesse momento da vida que não conseguem honrar seus compromissos financeiros.

A maior inadimplência é com os bancos e financeiras, que incluem cartão de crédito, cheque especial e financiamentos. O setor acumula 52% das dívidas em atraso, um aumento de 7,03% em relação ao mesmo mês de 2017.  O segundo setor mais impactado pela inadimplência foi o de serviços básicos, como água e luz, cujo crescimento da inadimplência foi de 3,42%.

Por outro lado, os atrasos no crediário do comércio caíram -6,01%, enquanto as pendências com TV por assinatura, internet e telefonia se mantiveram estáveis, com pequeno avanço de 0,01% no período.

Para os comerciantes patenses, a situação preocupa. Para os especialistas, o aumento no número de inadimplentes reflete as dificuldades econômicas enfrentadas pelo país.