349669 2216 Ok
Baile do Hawaii
Publicado em 05/01/2017
Compartilhe:

Com 27 suicídios em 2016, psicólogos fazem campanha para evitar ocorrências na cidade

Em 2016, o número de suicídios em Patos de Minas foi muito superior ao de homicídios.

Imagem ilustração.

Profissionais da saúde e psicólogos em Patos de Minas estão se movimentando para valorizar a saúde mental e reduzir o número de suicídios na cidade. A Campanha Janeiro Branco quer mudar a realidade da cidade que registrou no ano passado um alto número de suicídios e tentativas. Pelas redes sociais, eles já se movimentam para divulgar a campanha. Em 2016, o número de suicídios foi muito superior ao de homicídios.

Segundo especialistas, atualmente, os índices de violência em domicílios, no trânsito ou em escolas, criminalidade, alcoolismo, drogadição, depressão, preconceitos, entre outros colocam em risco o equilíbrio mental, comportamental, espiritual e emocional dos indivíduos da sociedade. O Delegado de Homicídios Érico Rodovalho, informou que foram 27 suicídios consumados enquanto foram registrados 19 homicídios. O número considerado muito alto é realmente preocupante.

De acordo com a psicóloga Débora Delfino Caixeta, para valorizar a saúde mental e emocional e evitar novos casos, serão realizadas diversas palestras, minicursos, debates e entrevistas para contribuir com a saúde mental das pessoas. Todo o trabalho é totalmente gratuito. ‘É um grupo de psicólogos, psiquiatras, clínicas e pessoas dispostas a ajudar, todos voluntários”, informou.

O slogan da campanha será “Seja sua melhor versão para si mesmo(a) e para aqueles que lhe rodeiam”. Com este tema, eles desejam que as pessoas se permitam ter momentos de paz, lazer, e descanso. A recomendação é para que as pessoas sejam positivas, planejem viagens e reuniões entre amigos.

“Compartilhe seus sonhos, dance... Realize seus sonhos, cante... Viva, seja, exista, faça, sorria... Mais uma vez: VIVA!” Nas redes sociais, diversas pessoas já estão postando em suas páginas o telefone da CVV- Centro de Valorização da Vida- que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias. O Site do CVV é http://www.cvv.org.br para conversar por telefone os números são 141 ou 0800 290 0024.

O Janeiro Branco acontecerá em Patos de Minas e em várias cidades do Brasil. Segundo o idealizador nacional da campanha, que a cada dia ganha mais adeptos nas redes sociais, viver em uma sociedade individualista e consumista torna a vida um permanente desafio. “Os conflitos, desejos, ambições, aparências incitam o indivíduo a uma permanente prontidão dos sentidos que podem terminar por levá-lo à exaustão”, afirmo especialista. Para saber mais sobre a campanha que está em fase inicial, as pessoas podem entrar em contato por email [email protected] ou no (34) 9 9138 1949.

Autor: Farley Rocha

Rovan - Super Banner Rodape - inicio 11-07-17
Postado em 05/01/2017
Compartilhe:

10 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Brompton Cocktail | 8 meses, 2 semanas atrás

    Eu não estou fugindo, tenho lutado contra isso por tanto tempo, um preço tão alto que a gente paga, nós precisamos ser tão fortes. E eu vou tirar a minha vida hoje, porque eu tenho o direito de morrer como eu quero. E deixar como eu cheguei, tão vivo.

    1 1 Responder

    o bao - 8 meses, 2 semanas atrás

    e que descanse em paz ,espero que em outra encarnação nos encontramos ,pois eu vou curtir a vida pois adoro viver e muitoooooooooooooo bom adios bambino

    1 0

  • o bao | 8 meses, 2 semanas atrás

    todo mundo que suicida e crente ,pois quando eles as procura ja esta com depressão e os pastores so fazem aumentar mais a depressão ,pois os separa de suas familia ,um exemplo e a igreja Testemunho de Geova ,nela não pode comemorar aniversários ,natal ,final de ano ,olha e nessas festas que reúne toda família ,ai como eles não pode ir so aumenta a depressão .

    1 3 Responder

  • Cristiano kart | 8 meses, 2 semanas atrás

    O maior vilão que causa isso é o povo que alem de não ajudar uma pessoa que precisa so critica.

    3 0 Responder

  • MININU BUNITU | 8 meses, 2 semanas atrás

    Minha irmã entrou para essas estatísticas. Procuramos varias vezes o atendimento psicológico municipal e nos esbarramos com o pouco caso. A dificuldade de tirar um depressivo de casa, para chegar la e dizerem que estão em reunião, ou que o psicologo nao está atendendo, mesmo com a consulta marcada. Se depender do poder público, a ajuda nao virá. :cry:

    6 0 Responder

    Psicóloga - 8 meses, 2 semanas atrás

    Infelizmente isso acontece sim e não apenas com os profissionais da psicologia, o descaso é geral. Mas existem alternativas, que muitas vezes não são vinculadas na mídia, como por exemplo, o acolhimento ou atendimento voluntário. Eu participo de um grupo de apoio a dependentes e co-dependentes químicos voluntariamente. É um trabalho bonito mas que não tem muitas pessoas. Para quem possa interessar, as reuniões acontecem sempre às quartas feiras, no centro paroquial da igreja do Rosário ou mesmo busque informações sobre o Amor Exigente.

    0 0

  • J | 8 meses, 2 semanas atrás

    Se Deus não tiver piedade de mim, serei o próximo, estou :cold_sweat: cansado de remar contra a maré. E eu deixar de viver é um direito meu. Ponto final.

    1 7 Responder

    Paulim - 8 meses, 2 semanas atrás

    Procure o CVV ou algum psicólogo!!! Viver é bom... você ainda será muito feliz!!! Fases ruins acontecem!

    7 0

    Ajuda ai - 8 meses, 2 semanas atrás

    No final da matéria tem telefone e email cara... Ser feliz que é direito seu! Fica a dica...

    6 0

    Risadinha - 8 meses, 2 semanas atrás

    Prevejo mais um pra são Pedro hahahahahahahah toma vergonha na cara seu mané em vez de reclama aqui ...

    0 2

  • Não ao suicídio! | 8 meses, 2 semanas atrás

    Parabéns ao Patos Hoje por tocar em um assunto tão importante, embora delicado. O suicídio é a tragédia de muitas pessoas que carregam sofrimentos incompreensíveis e terríveis, na maioria das vezes, sozinhas. O que pudermos fazer para diminuir o risco dessa tragédia na vida das pessoas será uma ação que não ficará sem recompensa por parte de Deus.

    5 0 Responder

  • caos urbano e falta de caridade para com o próximo | 8 meses, 2 semanas atrás

    Penso que um dos motivos que contribuem para o aumento dos suicídios em Patos de Minas é a baixa qualidade de vida e o alto nível de estress na cidade que estão ligados ao crescimento urbano acelerado e desordenado da cidade. Patos de Minas inchou de uns anos prá cá, a cidade tem se tornado cada vez mais frenética e desorganizada. O trânsito está um caos, violência pra todos os lados, desemprego, materialismo, individualismo, solidão, preconceito contra pessoas pobres e doentes, além de falta de espiritualidade, de religiosidade, falta de apoio e compreensão dentro das comunidades religiosas, inclusive por parte dos líderes religiosos são coisas que tornam a vida mais difícil e podem levar algumas pessoas ao seu limite.

    2 0 Responder

  • Tratamento | 8 meses, 2 semanas atrás

    :v:É importante que as pessoas próximas dos portadores de depressão e distúrbios psicológicos e psiquiátricos tenham uma noção dos sintomas dessas doenças, para que possam encaminhá-los a atendimento médico e psicológico. Em alguns casos, somente com medicação consegue-se reverter a situação e proporcionar uma qualidade de vida razoável aos pacientes. :+1: :+1: :+1:

    3 0 Responder

  • MARTELO | 8 meses, 2 semanas atrás

    A crentaiada culpa o diabo, mais o que ta causando essa depressão na galera, é escutar essas porcarias de música sertaneja, funk, essa porcariada em geral......

    3 6 Responder

    Marreta - 8 meses, 2 semanas atrás

    . Procure entender mais o mundo espiritual , senhor martelo. Fala que nao e culpa do diabo, que são das músicas. Porventura essas músicas são inspiradas por quem? Pode ter certeza que por Deus e que não é .

    2 0

  • lavajato | 8 meses, 2 semanas atrás

    a culpa é da operação lavajato.

    1 7 Responder

carregar mais comentários