O Rio Paranaíba continuam sendo poluídos diariamente com toneladas e mais toneladas de dejetos.

A cobrança da taxa de esgoto ainda é motivo de indignação para muitos consumidores patenses e não é para menos. Depois de sete anos pagando rigorosamente em dia para que a Copasa faça o tratamento do esgoto, nas nascentes, córregos e o Rio Paranaíba continuam sendo poluídos diariamente com toneladas e mais toneladas de dejetos.

O convênio entre a Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa e a Prefeitura Municipal de Patos de Minas foi assinado em 2008. Em Julho do ano seguinte (2009), a Companhia assumiu o serviço e em agosto os consumidores começaram a receber, incluída na conta de água, a Taxa de Esgoto. Na época a então prefeita Beia Savassi disse que havia renegociado com a Copasa, que passaria a cuidar do Parque do Mocambo e da Lagoa Grande, mas essa promessa também não foi cumprida.

Quando o contrato foi assinado em 2008, a afirmação dos diretores da Copasa era de que o esgoto começaria a ser tratado em 2011. A promessa não foi cumprida e no ano seguinte o Ministério Público foi à Justiça e conseguiu uma liminar que determinava a implantação do Sistema de Tratamento de Esgoto em 180 dias. Mas a Copasa recorreu, derrubou a liminar e continuou descumprindo os prazos que ela mesma estabeleceu.

Depois de sete anos de cobrança da Taxa de Esgoto, a Copasa continua poluindo os córregos e nascentes de Patos de Minas. Segundo o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA – não existe uma única nascente na cidade que não esteja poluída pelo esgoto que deveria estar sendo tratado pela Companhia. Este ano, o órgão realizou uma Audiência Pública e irá aconselhar a Prefeitura a romper o contrato com a Copasa.

O órgão também vai cobrar mais celeridade da Justiça. Existem diversas ações movidas pelo Ministério Público contra a Prefeitura e contra a Copasa aguardando decisão judicial. Para os ambientalistas, os serviços prestados pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais para o tratamento do esgoto em Patos de Minas são decepcionantes.

Atualmente, Patos de Minas possui cerca de 50 mil ligações de esgoto. Segundo a Copasa, a Taxa que é cobrada mensalmente junto com a conta de água dos consumidores é referente à manutenção das redes de coleta de esgoto.

Autor: Maurício Rocha