A unidade relativa pode chegar a 20% e algumas medidas podem evitar o desconforto.

O clima deve continuar frio nos próximos dias em Patos de Minas. Mas não há motivos para pânico. A previsão é de que as temperaturas fiquem conforme as registradas nos últimos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia -INMET- prevê que a temperatura mínima deve girar em torno dos 11 graus. O cuidado maior deve ser com relação à umidade do ar.

Até sexta-feira (28), o sol deve aparecer todos os dias e não há qualquer previsão de chuva. De terça (25) até sexta (28), a temperatura deve girar em torno dos 11° a 24°. Com relação à umidade relativa do ar, a situação não é muito favorável. O INMET prevê que a umidade fique entre 75% e 20%. Esta quantidade menor não é nada agradável e especialistas recomendam alguns cuidados.

Os meteorologistas alertam que a umidade relativa do ar começa a preocupar quando está inferior aos 30%. Eles argumentam que alergias, sinusites, asmas e outras doenças tendem a se agravar neste clima. O estado é de atenção. Além das complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, pode acontecer sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos.

A recomendação é para que as pessoas evitem exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas, umidifiquem o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc. Permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc. e consumir água à vontade são outras orientações para reduzir os transtornos causados pelo tempo seco.