Mais de 2 mil produtores rurais movimentaram o Parque de Exposições de Patos de Minas na manhã desta terça-feira (29).
Mais de 2 mil produtores rurais movimentaram o Parque de Exposições de Patos de Minas na manhã desta terça-feira (29). Eles vieram de mais de 30 municípios da região participar do Circuito de Negócios da Agricultura Familiar. O encontro foi promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais, Emater, Sebrae e Banco do Brasil.

O Circuito de Negócios foi promovido este ano com o objetivo de facilitar o acesso dos produtores rurais às ferramentas disponíveis para melhorar a vida no campo. O encontro começou com uma palestra realizada pelo gerente da agroindústria familiar do IMA, Gilson Sales, tirando dúvidas sobre a Lei Estadual que regulamenta o funcionamento da Agroindústria Familiar em Minas.

Após a palestra, os produtores rurais puderam conhecer a Agrofena. Os estandes foram abertos exclusivamente para atender os produtores da agricultura familiar. São mais de 40 empresas participantes, expondo todo tipo de produto agrícola, máquinas, tratores, veículos e implementos agrícolas. Algumas ferramentas disponíveis na feira são de impressionar.

Uma rodada de negócios foi preparada para que os produtores pudessem ter acesso aos produtos. O Banco do Brasil disponibilizou linhas de financiamento exclusivas, com juros diferenciados, para atender os produtores da agricultura familiar. Uma Feira de Tourinhos de Pura Origem também foi organizada. Os animais vão permitir que os produtores melhorem a qualidade de seus animais.

Além disso, o Circuito de Negócios da Agricultura Familiar disponibilizou um espaço para que os produtores façam exposição e vendam seus produtos. 50 representantes da agroindústria familiar de 30 municípios expuseram seus produtos. De acordo com Sérgio Glicério esta é uma forma de incentivar os agricultores a agregarem valor aos seus produtos.

Sérgio comemorou o resultado do Circuito. O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Cláudio Nasser, destacou a importância da valorização do homem do campo. O secretário de Estado de Agricultura, Elmiro Nascimento salientou a importância da união de esforços e destacou a força do agronegócio da região.

Autor: Maurício Rocha