349669 2216 Ok
Publicado em 20/03/2017 por 0
Compartilhe:

Chegada do Outono faz diminuir as chuvas e também o calorão que marcou o Verão

A nova estação representa a transição entre o período mais quente e o mais frio do ano.

Lagoa Grande - Patos de Minas.

As 7h29 desta segunda-feira (20), o Verão deu lugar ao Outono. A nova estação representa a transição entre o período mais quente e o mais frio do ano. Outra característica importante é que no decorrer do outono a atmosfera se torna gradativamente mais seca, podendo atingir valores de umidade relativa do ar abaixo de 30% em alguns dias de maio e junho. O outono termina na madrugada de 21 de junho.

De acordo com Arthur Chaves, meteorologista da Cemig, neste ano, não haverá influência do fenômeno El Niño ou La Niña durante todo o outono, o que favorece a ocorrência de temperaturas próximas à média.

“Durante o outono ocorrerão temperaturas acima da média apenas no Norte e Noroeste de Minas e ligeiramente abaixo da média no Sul de Minas e nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Nas demais regiões, as temperaturas ficarão mais próximas da média. Entretanto, isto não exclui a possibilidade de que em alguns dias os valores fiquem acima ou abaixo dos esperados”, destaca.

Ainda segundo o meteorologista da Cemig, as chuvas deverão diminuir gradativamente ao longo da estação, chegando a um mínimo no mês de junho, podendo ocorrer pancadas ocasionais em abril. Dessa forma, as precipitações devem ficar ligeiramente acima da média no Sul de Minas, abaixo da média histórica no Norte e Noroeste de Minas e dentro da média nas demais regiões.

Final da estação

No outono, a passagem de frentes frias, que antes causavam pancadas fortes de chuva durante o verão, começa a provocar quedas de temperatura, semelhantes às típicas de inverno, enquanto que as chuvas diminuem.

“Ocorrem também mudanças relativamente rápidas nas condições de tempo com uma maior probabilidade de ocorrência de nevoeiros e geadas nas primeiras horas do dia nas regiões serranas do Estado”, afirma.

Ainda segundo Arthur Chaves, outro fenômeno que marca o final desta estação é a formação de inversão térmica, que ocorre quando a temperatura da atmosfera na superfície é menor do que nos níveis acima, fazendo com que os poluentes não se dissipem rapidamente e, consequentemente, piorando a qualidade do ar nas cidades, com maior frequência no final de maio e em junho.

Autor: Mauricio Rocha

Rovan - Super Banner Rodape - inicio 11-07-17
Autor: 0 Postado em 20/03/2017
Compartilhe:

1 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • benedito | 8 meses atrás

    (Meu comentário completo que eu tinha postado por engano em outra matéria) Outono é um tempo bom, tempo em que a temperatura se torna mais agradável. Mas não podemos esquecer o aquecimento global, que não deixe a temperatura diminuir tanto como antigamente. Antigamente, em abril, já fazia frio. Hoje é muito pouco o frio que faz. E, quando chega o inverno, parece que não vai fazer mais frio. Agora essa inversão térmica é um problema que vai se tornar cada vez maior em Patos de Minas devido ao aumento da frota de carros, caminhões e motocicletas na cidade, os quais lançam muita poluição no ar. Antigamente, quando a gente limpava a casa, só saia poeira do chão. Hoje em dia, quando limpamos o chão, sai uma fuligem preta, como nas capitais.

    0 0 Responder

  • Benedito | 8 meses atrás

    Esse fenômeno da inversão térmica toca em uma questão séria: a poluição em Patos de Minas. Esse fenômeno normalmente acontece em cidades poluídas. Patos precisa fazer alguma coisa para diminuir a poluição da cidade.

    2 0 Responder

  • Benedito | 8 meses atrás

    O outono é uma época muito agradável, pois diminui a temperatura, mas não é mais como era antigamente. Hoje, devido ao aquecimento global, a temperatura não diminui tanto como antigamente. Antigamente, em abril já fazia frio. Hoje o frio que se faz no outono é muito pouco. E, quando chega o inverno, nem faz mais frio.

    2 0 Responder

  • Pirilampo | 8 meses atrás

    No Brasil temos as quatro estações: verão florido, verão verão, verão com frutos, verão seco, que equivalem à primavera, verão, outono e inverno dos países do hemisfério norte. Não existe frio de verdade aqui.

    3 0 Responder

    benedito - 8 meses atrás

    Isso é por causa do aquecimento global.

    0 2

  • valter | 8 meses atrás

    Saudade dessa terra maravilhosa que é Patos de Minas, atualmente moro em Brasília, mais sinto muita falta de Patos, de andar em volta dessa Lagoa linda. Cidade boa de gente melhor ainda. :heart:

    4 3 Responder

    um patense - 8 meses atrás

    Valter, atualmente Patos está passando por muitos e muitos problemas, devido a muitos motivos. A população está sentindo muito na própria pele essas mudanças negativas e está muito estressada e violenta. Já faz muito tempo que Patos não é mais o que era antigamente. A Patos de Minas de antigamente já acabou faz tempo, não existe mais.

    5 0