Ação integrada dos órgãos promove resposta mais rápida à população.

Imagine reunir em um mesmo espaço diversos órgãos para que haja um atendimento mais rápido e eficiente à população. Esta é a realidade em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, após a criação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) que reúne Corpo de Bombeiros, por meio da 4ª Companhia Independente de Patos de Minas, Samu e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.

Criado em 2015 e instalado nas dependências do Centro Clínico Universitário, o CICC já atendeu a mais 27 mil ocorrências. O órgão é responsável pelos atendimentos integrados urgência e emergência, busca e salvamento, socorro, prevenção, proteção e defesa civil no município. No mesmo espaço, funcionam ainda os atendimentos pelos números de emergência 193 (Corpo de Bombeiros), 192 (Samu) e em fase de instalação o número emergencial 199 (Defesa Civil). O Centro coordena também centrais 193 em Unaí, Patrocínio e Paracatu, compreendendo 33 municípios e mais de 700 mil pessoas beneficiados. Estão sendo construídos também um posto de atendimento avançado entre o CBMMG, o Samu e um depósito da Compdec para descentralizar o atendimento e permitindo que as respostas às urgências e emergências estejam ainda mais próximas à comunidade.

De acordo com o coordenador do CICC Patos de Minas, Tenente João Fernandes Caixeta, o local foi criado para dar uma resposta mais rápida e eficiente ao cidadão, por meio da união das instituições, diminuindo o tempo de resposta, atendendo com melhor qualidade, eficiência e, principalmente, com menor custo ao cidadão. Segundo ele o trabalho desenvolvido segue diretrizes e parâmetros nacionais e internacionais, na gestão para desastres, para redução do risco de desastres e, também, para adaptação às mudanças climáticas.

O oficial foi nomeado no início deste ano como representante junto à ONU e à Estratégia Internacional para Redução do Risco de Desastres (UNISDR) com o objetivo de se tornar o município como cidade modelo, conforme as diretrizes internacionais na campanha “Construindo Cidades Resilientes Minha Cidade está se Preparando”, no período compreendido entre 2015 a 2030.

Ações

No início do ano foi promovido pela 4ª Companhia Independente de Bombeiros Militar e parceiros, o 1º Seminário de Segurança Contra Incêndio e Pânico em Patos de Minas. O objetivo foi levar à população a importância das ações de prevenção contra incêndio, pânico e também desastres. O evento fez parte de uma campanha realizada pela ONU.

Fonte: Ascom Corpo de Bombeiro