Centro de Zoonoses alerta para picadas de escorpião, mais comuns no verão

Não há veneno contra escorpião, por isso a melhor saída é prevenir o aparecimento dele

publicado em 17/01/2020, por Farley Rocha


Imagem Ilustrativa

A combinação altas temperaturas e chuvas cria condições ideais para a reprodução de aracnídeos peçonhentos, que acabam aparecendo em maior quantidade. O escorpião é um dos mais perigosos dentre esses animais, uma vez que a picada dele pode matar. Por isso, mantê-lo longe de casa deve ser uma preocupação de todos, como alerta o agente sanitário do Centro Zoonoses de Patos de Minas Marcos Antônio Santos.

Marcos Antônio explica que os escorpiões vivem e se reproduzem sobretudo na rede de esgoto, pois gostam de ambientes úmidos. Quando chega o verão, a umidade do ar fica equivalente dentro e fora da tubulação, deixando os animais à vontade para sair. Geralmente eles entram nos imóveis por meio de ralos e vãos de portas, e as baratas são o alimento preferido deles.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Clinica Medic Imagem

O agente acrescenta que não há veneno para matar escorpião, portanto o ideal é tomar medidas preventivas, dentre elas:

- como os escorpiões têm hábitos noturnos, nesse período deve-se vedar ralos de banheiros, pias e tanques, assim como soleiras;

- fazer controle periódico de baratas, principal alimento dos escorpiões;

- manter ambientes limpos, com a grama aparada e sem acúmulo de lixo, principalmente papel (atrai muitas baratas).

O primeiro procedimento ao encontrar um escorpião é entrar em contato com o Centro de Zoonoses. “A pessoa vai nos ligar e iremos ao local. Não costumamos orientar por telefone. Vamos vistoriar as condições de onde o animal foi encontrado e, a partir daí, orientar os moradores e tomar as medidas cabíveis”, disse Marcos Antônio. É pertinente também protocolar uma denúncia na prefeitura.

Gravidade

– As picadas do escorpião geralmente são mais graves quando ocorridas em crianças, idosos ou portadores de deficiência imunológica. Em caso de acidente com o animal, recomenda-se lavar o local da picada com água e sabão e imediatamente levar a vítima a um hospital. O ideal é levar o escorpião morto junto, para que seja feito o tratamento adequado ao tipo de aracnídeo encontrado.

O telefone do Controle de Zoonoses é 3822-9624. Esse órgão funciona de 12h00 às 18h00.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Autor: Farley Rocha Postado em 17/01/2020
Compartilhe:

13 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Zé Mané | 8 meses, 1 semana atrás

    Onde tem gente porca tem barata, onde tem barata tem escorpião, é só cada um tirar a bunda do sofá e cuidar bem do seu quintal e higiene da sua casa eles desaparecem!

    5 1 Responder

  • BOLSOMINION USA SKYGATO | 8 meses, 1 semana atrás

    Escorpião é um bicho venenoso. Existem muitos deles na política brasileira, mineira e patense.

    4 1 Responder

  • Dr oliveira | 8 meses, 1 semana atrás

    Dr quem disse para vc que a aspa resgata animais ?????????uma possibilidade remota em alguma situaçao muito especifica o grupo da aspaa no facebook é formado por alguns protetores e outros nem tanto que fazem um trabalho por amor aos animais fazem rifas para custear tramentos e em alguns casos raçao pedem ajuda para os integrantes do grupo fazem a prestacao de contas dos valores conseguido é um trabalho que seria da prefeitura mas olhando o asfalto e a upa da cidade intendemos que a situacao esta complicada para todos os lados sim fazem este trabalho volutario e quase solitario pq concordam que nenhum bicho merece ficar abandonado na rua passando fome frio e sede e doente

    2 14 Responder

    Dr Oliveira - 8 meses, 1 semana atrás

    "...nenhum bicho merece ficar abandonado na rua passando fome frio e sede e doente " >>> Os escorpiões estão esperando. URGENTE!

    13 2

    Dr. Paschoalete - 8 meses, 1 semana atrás

    Nota 10 seu português. Parabéns.

    11 0

    Dr Oliveira - 8 meses, 1 semana atrás

    @Dr. Paschoalete - É o normal da expresão de inteligência e educação entre os AMANTES de animais. São membros heméritos da MENSA. Inteligentíssimos!

    9 0

  • Dr Oliveira | 8 meses, 1 semana atrás

    :rage:Peraí! Não pode MATAR escorpião, não! Isso é GENOCÍDIO animal!!! Eles são animalzinhos inocentes e indefesos que só querem um lar para morar, receberem água e comida, e serem AMADOS pelos AMANTES de ANIMAIS. ASSASSINAR animais é CRIME HEDIONDO punível com PRISÃO imediata e SEM FIANÇA!!!. (exatamente como os "cachorrinhos", certo?! SIM :+1:) (((E SE DELETAREM DE NOVO EU POSTO DE NOVO, ENTENDERAM SEUS CACHORRENTOS QUE NÃO PODEM OUVIR A VERDADE)))

    14 9 Responder

    Dr. Doolittle - 8 meses, 1 semana atrás

    É vc então que sai a caça de "cachorros" e "gatos" nas ruas de patos com a moto?

    0 1

  • Patense | 8 meses, 1 semana atrás

    Trabalho no centro da cidade e aqui esta manifestado de escorpião :astonished:



    5 1 Responder

  • NAK MUAY | 8 meses, 1 semana atrás

    pessoal esse papo de que veneno nao mata escorpiao e pura lorota mata sim e eu vou dizer como tem um veneno baratinho chamado" barragem " eu compro ele pra bater em casa pra mata e prevenir dos carrapatos e sempre que detetizo a casa acho escorpiao morto, essa semana bati e achei 2 mortos no banheiro ! fica a dica

    12 1 Responder

  • Ausente | 8 meses, 1 semana atrás

    Faltou a reportagem dizer que em caso de acidentes, deve-se encaminhar a vitima ao Hospital Antonio Dias - Regional, Hospital de referencia para acidentes com animais peçonhentos, é o único Listado que realiza atendimento com soroterapia para Acidentes com Animais Peçonhentos, de acordo com o Ministério da Saúde. Fonte:http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2015/maio/22/MINAS-GERAIS.pdf

    8 1 Responder

  • Dr Oliveira | 8 meses, 1 semana atrás

    :rage:Peraí! Não pode MATAR escorpião, não! Isso é GENOCÍDIO animal!!! Eles são animaizinhos inocentes e indefesos que só querem um lar para morar, receberem água e comida, e serem AMADOS pelos AMANTES de ANIMAIS. Matar animais é CRIME punível com PRISÃO imediata e sem fiança. (exatamente como os "cachorrinhos", certo?! SIM :+1:)

    2 23 Responder

    Dr Oliveira - 8 meses, 1 semana atrás

    E tem que chamar a ASPA urgente para RESGATÁ-LOS e providenciar para que sejam ADOTADOS, pois eles são os PROTETORES de ANIMAIS! URGENTE, por favor! Nenhum BICHINHO pode ficar sem um lar para dar CARINHO E ATENÇÃO! Absolutamente necessário!

    13 18